Origem e formação
O reino de Cassanje, também conhecido como reino de Jaga (1620-1910), foi um estado pré-colonial localizado no alto rio Cuango, no norte da atual Angola.
Foi formado em 1620 por mercenários imbangalas que desertaram das tropas portuguesas. O nome do reino é uma referência ao líder desses mercenários, Cassanje, que liderou o grupo na ocupação do alto rio Cuango. O outro nome pelo qual é conhecido o reino é uma referência ao título assumido pelo rei, jaga. O jaga era escolhido entre os três clãs formadores do reino.
História
Em 1689, o português António de Oliveira de Cadornega estimou que o reino tinha 300 000 habitantes, dos quais 100 000 podiam portar armas. No entanto, acredita-se que tal número possa ser exagerado.
O reino mantinha-se em constante estado de conflito com seus vizinhos, especialmente com o reino da Matamba, governado na época pela rainha Ana de Sousa. O reino tornou-se um importante centro comercial até ser eclipsado pelas rotas comerciaiso vimbundas na década de 1850. O reino foi incorporado à África Ocidental Portuguesa em 1910-1911.