Pré-História: A pré-história corresponde ao período da história humana que antecede a invenção da escrita (evento que marca o começo dos tempos históricos registados), que ocorreu aproximadamente em 4000 a.C.

A pré-história foi delimitada pela invenção da escrita, também pode ser contextualizada para um determinado povo ou nação como o período da história desse povo ou nação sobre o qual não haja documentos escritos. Assim, no Egipto, a pré-história terminou aproximadamente em 3500 a.C., enquanto que na Nova Guiné ela terminou aproximadamente em 1900 (chegada dos europeus).

Subdivisões da Idade da Pedra

O Paleolítico (pedra antiga), também conhecido como Idade da Pedra Lascada ou período da selvageria, é um período pré-histórico correspondente ao intervalo entre a primeira utilização de utensílios de pedra pelo homem (cerca de 2 milhões de anos atrás) até ao início do Neolítico (cerca de 10 mil a.C.). Este grande período histórico subdivide-se em Paleolítico Inferior (até há 300 mil anos atrás) e Paleolítico Superior (até 10 mil a.C.).

Na Europa e em locais onde houve glaciações, entre o Paleolítico e o Neolítico intercala-se o chamado Mesolítico. O Paleolítico coincide com o final da época geológica do Pleistoceno do período geológico Neogéneo. Há certa discordância entre estudiosos quanto a essa divisão, sendo que alguns intercalam um Paleolítico Médio entre o Inferior e o Superior.

O Mesolítico (pedra intermediária) é um período da pré-história situado entre o Paleolítico e o Neolítico, e presente (ou pelo menos, com duração razoável) apenas em algumas regiões do mundo onde não houve transição directa entre os dois períodos citados. As regiões que sofreram maiores efeitos das glaciações tiverem Mesolíticos mais evidentes. Iniciou-se com o fim do Pleistoceno,há cerca de 10 mil anos atrás, e se encerrou com a introdução da agricultura, em épocas que variam de acordo com a região.

O Neolítico, também chamado de idade da pedra polida, é o período da pré-história compreendido aproximadamente entre 1200 e 4000 a.C. Durante este período surgiu a agricultura, o que permitiu às populações um aumento do tempo de lazer devido à disponibilidade de alimento.

A necessidade de armazenar os alimentos e as sementes para cultivo levou à criação de peças de cerâmica, que foram gradualmente ganhando fins decorativos. Por outro lado, a fixação inerente à agricultura provocou o desenvolvimento da vida em sociedade e o avanço cultural. Foi neste período, que foram assentadas as bases para a civilização em que hoje vivemos. Também foi aqui que começou a domesticação de animais.