Espanha teve como descobridor Cristóvão Colombo que descobriu a América, chegando à Ilha de Guanaani em 1492.

Motivações dos descobrimentos Espanhóis

A verdadeira intenção do navegador napolitano era chegar as Índias por meio do Oceano Atlântico de forma a negociar directamente com os produtores dos bens que adquiriam por meio de intermediários.

Em uma das expedições menores, Vasco Núñez de Balboa atravessou o istmo do Panamá em 1513 e descobriu o Oceano Pacífico. Geógrafos e exploradores iniciam expedições ao longo das costas do Caribe e da América do Sul, incluindo o “Prefeito Piloto” Américo Vespúcio , que por fim dará seu nome ao novo continente. Será em 1507 o cosmógrafo Waldseemuller que notará que os territórios recém-descobertos não fazem parte das Índias, mas são um novo continente: a quarta parte do mundo.

Pode-se dizer que, em 1511, a descoberta e a conquista das grandes ilhas e de todas as Antilhas haviam sido concluídas. As costas meridionais do Oceano Atlântico serão exploradas por Díaz de Solís em 1515, que descobrirão o rio de a prata Em 1537 Pedro de Mendoza fundou Buenos Aires , que será refundado por Juan de Garay em 1580 . e de lá o controle hispânico de   as planícies de A pampa , na atual Argentina e parte do Paraguai. Paralelamente à conquista da América, Fernão Magalhães e Juan Sebastián Elcano, contornou em 1519 a costa Atlântica da América do Sul e encontrou o caminho para Extremo Oriente através do estreito que leva o nome de Magalhães, demonstrando a ideia de Colombo e concluiu o retorno ao mundo em 1522.

Sua expansão

Os espanhóis adoptaram na sua expansão uma política de conquistas, utilizando grandes exércitos e bem equipados. Isto acontecia porque a Espanha tinha uma população muito grande. Sendo que os portugueses com um número de há bitantes muito menor, nunca podiam utilizar esse método, por isso é que utilizaram a política das descobertas.

Os espanhóis quando chegaram às civilizações dos Incas o que os mais impressionaram foi a quantidade de ouro e de prata que estas regiões tinham. Sendo estes produtos a base do comércio espanhol e do próprio enriquecimento do país. Houve anos em que Espanha fez uma grande exploração destes metais preciosos.

Espanha tinha uma instituição que se assemelhava com a Casa da índia ou a Casa da mina( portuguesas). A Casa da Contratação que também tinha a função de fiscalizar o comércio espanhol com as colónias da América Latina, para evitar a corrupção e também para atingir o maior lucro possível.

Toda esta importância espanhola no comércio mundial, fez com que Sevilha se tornasse a principal cidade nesta altura, chegando mesmo a superar Lisboa. Os espanhóis para participar e enriquecer com comércio do Oriente fixaram-se nas Filipinas.

Referencias

https://pt.wikipedia.org/wiki/Descobrimentos_espanh%C3%B3is;

http://joaomendesreflexaodehistoria.blogspot.com/2010/10/os-descobrimentos espanhois.html?m=0