A História da Grécia Antiga se estende do século XX a.C. até o século II a.C. quando a região foi conquistada pelos romanos. A evolução da Grécia enquanto civilização, pode ser divida historicamente em algumas fases:

  1. Período Pré-homérico (século XX – XII a.C.);
  2. Período Homérico (século XII – VIII a.C.);
  3. Período Arcaico (século VIII – VI a.C.);
  4. Período Clássico (século VI – IV a.C.) ;
  5. Período Helenístico (século IV –II a.C.).

Período Homérico

O estudo desse período baseia-se na interpretação de duas obras – a Ilíada e a Odisseia – atribuídas a Homero. Daí o período chamar-se Homérico. São os únicos registos escritos (embora tenham sido produzidos bem depois dessa época) que se têm sobre a civilização grega, dos quais é descrito diversos aspectos dessa civilização.

Em linhas gerais, a Ilíada narra a tomada de Tróia pelos gregos (aqueus). O poema descreve o décimo ano do conflito até a derrota final dos troianos e a destruição da cidade. Após o incidente do “cavalo de Tróia”, os aqueus saquearam e destruíram Tróia e regressaram à Grécia aproximadamente em 1.400 a. C. A Odisseia descreve o retorno conturbado do guerreiro Ulisses (ou Odisseu) ao seu reino de Ítaca.

Apesar de atribuídas a um mesmo autor – Homero -, a Ilíada e a Odisseia são muito diferentes no vocabulário, no estilo e nos acontecimentos. Também é preciso levar em conta as diversas interpretações feitas pelos aedos, que transmitiam os poemas oralmente.

Para serem memorizados, esses poemas eram cantados, até que no século V a. C. houve o Registro desses poemas.

Após destruir Tróia, a civilização micénica (como eram chamados os gregos) expandia-se em direcção à Ásia. Neste momento começou uma nova invasão na Grécia. Chegaram os dórios, último grupo de povos arianos a penetrar em território grego. Mais aguerridos, ainda nómades, conhecedores de armas de ferro, os dórios arrasaram as cidades gregas. Mecenas ficou em ruínas.

A população fugiu e se espalhou. Muitos se retiraram para lugares afastados, protegidos dos dórios, no interior do território. Outros fugiram para o exterior: numerosas colónias fundadas por gregos surgiram assim nas costas da Ásia Menor e em outros lugares do Mar Mediterrâneo. Esse processo de dispersão recebeu o nome de Diáspora e esta foi a primeira Diáspora Grega.

Com a chegada dos dórios, começou um novo período na história da Grécia. A vida urbana desapareceu. A população regrediu para uma vida mais primitiva, voltando a se organizar em pequenas comunidades, cuja célula básica era a grande família ou genos.