As extensas áreas do nosso território eram ocupadas por comunidades de caçadores e recolectores. As comunidades de caçadores e recolectores desde o seu começo da sua existência, viviam em grupos. O primeiro problema que os homens tiveram que resolver foi, de que eles iam se alimentar?

Edaisurgem as primeiras comunidades de caçadores e recolectores, entre os seculos III-IV.As primeiras comunidades de caçadores e recolectores habitantes de Moçambique foram os Khoisan, eramnómadas.Na comunidade de caçadores e recolectores, homens e mulheres e crianças trabalhavam para conseguir comida para todos. Trabalhavam colectivamente e de forma organizada, mas era um tipo de organização muito simples.

Nas divisões do trabalho dividiam de duas formas:

Primeira forma: as tarefas eram divididas de acordo com sexo, isto é, os homens tinham uma tarefa e as mulheres tinham outra tarefa.

Segunda forma: as tarefas eram divididas de acordo com a idade, isto é as crianças e os velhos não iam a caça mas faziam outros trabalhos.

No final da realização das tarefas, que são a caça e recolecção, os grupos dos homens, mulheres e crianças voltavam ao acampamento carregados com animais caçados e os molhos de raízes e frutos apanhados durante o dia de trabalho, e todos tinham direito a uma parte desse trabalho.No princípio esses grupos de homens eram bandos que se deslocavam de um sítio para o outro a procura de melhor alimentação. Mas com o desenvolvimento da comunidade de caçadores e recolectores, os homens primitivos melhoraram a sua a sua organização e passaram a organizar se em famílias alargadas, constituídas na base de um antepassado comum.

Bibliografia:

SERRA, Carlos. História de Moçambique. 2a.ed., Maputo, Livraria Universitária, 2000