O tráfico de escravos insere-se dentro de um esquema triangular que envolve três continentes: Europa, África e América.
Produtos envolvidos e Destino
Os navios dos negreiros saiam dos portos da Europa carregados de Homens, bebidas espirituosas, armas de fogo, tecidos de algodão e outra mercadoria. Estas mercadorias eram trocadas por escravos nas numerosas feitorias do literal africano.
Os escravos eram levados para a América para serem vendidos. De regresso aos portos europeus, os navios iam carregados de diversas mercadorias. Os produtos tropicais trazidos Tabaco, ouro, marfim, madeira, café) eram bem procurados na Europa e geravam muito lucro.
Consequências
Para Europa
Na Europa, enriqueceram os mercadores e os Estados envolvidos neste comércio; os produtos que chegavam a Europa, eram comercializados com elevados lucros nos principais mercados da Europa.
Para África
Vastas áreas ficaram despovoadas devido à captura de escravos; a falta de mão-de-obra para o trabalho agrícola e o empobrecimento das comunidades africanas na medida em que, os capturados eram homens e mulheres fortes e úteis à produção; reinos africanos como Congo e Binem, entraram em declínio.
Para a América
Para a América, especialmente a América do Sul, verificou-se o: desenvolvimento agrícola, com a implementação de vastas plantações de cana-de-açúcar, tabaco e café; verificou-se também o surgimento de uma nova sociedade: mística” resultado da mixegenação de negros africanos, colonos europeus e nativos americanos.