A Europa viveu uma evolução tecnológica [aplicada aos meios militares e outros] que fez com que o processo da conquista e da ocupação africana fosse irreversível.

A resistência foi uma resistência armada, que começou nos finais dos séculos XIX e princípio do século XX, e era levada a cabo por homens que executavam o trabalho forcado

Esta segunda forma de resistência manifestou-se sob forma de deserções, graves recusa acções de sabotagem e múltiplos com muitos.

Apesar das vantagem tecnológica os europeus, quando os chefes africanos realmente se aperceberam das reais intenções dos europeus principalmente com as intervenções e invasões militares no período de 1880 a 1900 organizadas contra as sociedades africanas, os africanos uniram-se e travaram objectivos com vista a salvaguardar a sua soberania e independência hora ameaçada.

Refira-se que para a efectivação do objectivo de salvaguardar a sua soberania e independência, consoante a amplitude da invasão e do nível de organização de cada estado ,alguns africanos promoveram :

  • Conflitos militarem;
  • Alianças abertas;
  • Operações de guerrilhas;
  • A política de queimada.