O granito é uma rocha ígnea formada por um magma em estado de fusão a grandes profundidades, no interior da terra onde ocorre o resfriamento e a solidificação. Portanto é uma pedra natural formada por minerais como o quartzo transparente, o feldspato (principal responsável pela cor do granito) e a biotita escura. A coloração destas rochas é dada principalmente pela cor dos feldspatos.

O granito é mais duro que o mármore e não possui tantos veios. A olho nu podemos distinguir um do outro porque os mármores geralmente apresentam muitos veios, coloração mais homogénea e ausência de pigmentação preta (sob a forma de pontilhados), que é comum em quase 100% dos granitos.

Basicamente o granito pode ser utilizado em qualquer lugar: piso de áreas externas ou internas, parede, bancadas, mobiliário, prateleiras, etc. Possui uma ampla variedade de cores que varia de acordo com o local de onde é extraído. Além disso o granito pode ter também vários tipos de acabamentos de acordo com o uso:

  1. Levigado (lixado para ficar liso e opaco),
  2. Lustrado (com produtos químicos),
  3. Apicoado (martelado para ficar antiderrapante),
  4. Flameado (queimado pra ficar com aspecto rugoso e ondulado),
  5. Bruto (sem acabamento),
  6. Cristalizado (com uma película protetora),
  7. Jateado (à base de jato de areia, sem brilho),
  8. Polido (lustrado e brilhante),
  9. Resinado ( com aplicação de resina liquida muito brilhante).

Mas há alguns cuidados e aspectos que temos que considerar na escolha do granito.

Como o granito é uma pedra natural porosa, a limpeza deve ser feita apenas com água, detergente neutro ou apenas um pano húmido. Produtos oleosos, água sanitária, ácidos ou produtos corrosivos devem ser evitados porque podem ser absorvidos e manchar as peças de maneira definitiva.

Para protecção, alguns produtos impermeabilizantes hidro-óleo repelentes podem ser aplicados sob as pedras e nas laterais antes do assentamento.

Cuidado também com as ceras: com o tempo, após várias aplicações, ela preenche os poros e passará a absorver a sujeira, fazendo com que o granito perca seu brilho natural.

No caso de bancadas: o granito possui boa resistência a riscos, mas o corte freqüente das facas podem fazer marcas na superfície. Além dos ácidos, água sanitária, produtos oleosos e corrosivos, o granito pode também manchar com vinho ou limão. A água parada sobre ele na pia também pode causar manchas escuras devido à infiltração, mas nesse caso a mancha desaparece com o tempo.

Para o assentamento de peças de granito para piso é necessário ter um espaço maior de assentamento, cerca de 5 cm para se estabelecer o nível adequado de massa, pois granitos e mármores apresentam variações de espessura.