O primeiro contacto dos europeus com os africanos iniciou com as Grandes Navegações, pois as embarcações vindas da Europa contornavam a África para chegar até a Índia onde podiam comercializar seus produtos. Em seu segundo contacto, os europeus com as colónias na América e a industrialização passaram a buscar mão-de-obra escrava na África e matéria-prima.

Com o discurso de uma “nobre missão civilizadora” os europeus não levaram em conta que os africanos tinham uma cultura própria, religião e ideal de vida e dominavam através da força estes povos visto por eles como inferiores. O que importava eram os lucros que poderiam ter desses empreendimentos. Está forma de dominação é a semelhante que houve no Brasil pelos Portugueses.

Dominação Europeia

Séc. XV e XVI – No período de grandes navegações este vasto continente acabou sendo dominado pelos Europeus e sendo dividido entre eles. A medida que iam procurando um caminho que os levava a índia foi sendo feita a colonização por parte dos Europeus. Partilha da África é o nome atribuído ao processo de divisão do continente africano realizado pelas potências europeias. É difícil precisar em marcos cronológicos quando se inicia o processo, mas um passo decisivo para o processo de partilha da África é a Conferência de Berlim que ocorreu entre os anos de 1884 e 1885.

Partilha da África

Partilha da África é o nome atribuído ao processo de divisão do continente africano realizado pelas potências europeias. É difícil precisar em marcos cronológicos quando se inicia o processo, mas um passo decisivo para o processo de partilha da África é a Conferência de Berlim que ocorreu entre os anos de 1884 e 1885.

Já antes da conferência de Berlim, os países europeus interessados em estabelecer colônias no continente africano enviavam regularmente expedições científicas, militares e religiosas a fim de iniciar a ocupação européia em áreas ainda não atingidas pelo comércio e troca de mercadorias. Os principais países envolvidos foram Inglaterra, França, Portugal, Alemanha, Itália, Bélgica e em menor medida, Espanha. Essa fase na qual as potências “competem” pela posse de terras também ficou conhecida como “corrida colonial”.