O Nnhanja ou Chewa no Malawi, é uma língua africana da família das línguas bantas faladas além de Malawi (oficial) também é falada em Moçambique, na Zâmbia e Zimbabwe. Em Moçambique, as suas origens estão ligadas ao antigo Império Marave (Séc. XV-XVIII).

A linguagem Nyanja sempre foi muito permeável às influências linguísticas das línguas dos povos que vivem no seu território. Isso resultou em uma multiplicidade de dialetos em que abundam a participação no léxico dos termos das línguas de cada área, como Chichewa, Kololo, Lomwe, Yao.

História

O povo Nyanja vem de uma grande emigração que veio do centro do Congo Kinshasa dirigida para o atual Malawi durante os séculos XIV ou XV. Na história recente, podemos mencionar como, quando o Dr. David Livingstone chegou ao país, Nyanja, assistido por grupos de Kololo, derrotou o Chefe Chibisa tornando-se seus líderes, eles se estabeleceram de forma estável, logo se casando com mulheres de Nyanja. Eles têm fama de ter sido sempre muito hospitaleiros para os estrangeiros, o que permitiu ao longo dos séculos o estabelecimento entre eles de muitos povos que fogem da fome ou da guerra.

Sociedade

Tradicionalmente, eles foram tatuados com duas marcas em cada lado do rosto entre a orelha eo olho, mas pouco a pouco esta prática está desaparecendo. Tradicionalmente, os Mang’anja não se casam muito jovens, mas durante anos eles devem demonstrar sua capacidade de viver como adultos.

Durante esses anos de sua juventude, os homens estão construindo suas próprias casas, preparando seus campos e fabricando seus próprios utensílios agrícolas. Da mesma forma, as mulheres jovens devem demonstrar aos seus idosos que sabem como cultivar o jardim familiar, cozinhar e entreter adequadamente uma casa.

Religião

A introdução do cristianismo está encurralando o culto dos antepassados, especialmente os homens através de Gule Wamkulu , tanta influência tem tradicionalmente no cotidiano da sociedade Nyanja