A Terceira Cruzada foi uma tentativa de reconquistar a Terra Santa dos muçulmanos. Em 1189, o guerreiro curdo Saladino conseguiu lutar contra Jerusalém, Acre, Jaffa e todos os principais castelos da região dos cristãos. Os estados cruzados – incapazes de se defenderem e desesperados por ajuda – pediram ajuda à Cristandade Ocidental.

Ao ouvir a notícia da vitória de Saladino, o papa Urbano III diz-se ter tido colapsa e morreu de choque em outubro de 1187. O seu sucessor, Gregório VIIIno final de outubro de 1187, o Papa emitiu o touro papal chamado ‘Audita Tremendi’, pedindo uma nova cruzada para a Terra Santa. Ele descreveu os horrores da Batalha de Hattin, em que os cruzados perderam a Verdadeira Cruz para Saladino. Gregório culpou a perda de Jerusalém pelos pecados dos cristãos. Ele também encorajou as pessoas a ajudar os cristãos que vivem na Terra Santa.

“Para qualquer um de mente sã que não chora em tal causa de chorar, se não em corpo pelo menos de coração, parece ter esquecido não apenas a fé cristã, que ensina que se deve lutar com todos aqueles que lamentam, mas mesmo a própria humanidade, já que todo homem sensível pode supor os detalhes que deixamos de fora “.

Neste ponto, a cruzada tornou-se uma atividade sagrada e cavalaria, resumida pelo conceito de

“Guerra Sagrada”. A cruzada ganhou amplo apoio de cristãos que ficaram indignados com a perda de Jerusalém e motivados a “assumir a cruz” pela promessa de remissão de pecados através das indulgências.

Também chamada de “Cruzada dos Reis“, a Terceira Cruzada atraiu muitos dos grandes reis, príncipes e nobres da Europa. Em janeiro de 1188, o rei Henrique II da Inglaterra e o rei Filipe II da França tomaram a cruz, seguido por Frederick Barbarossa, imperador da Alemanha em março de 1189. Quando Henrique II morreu em julho de 1189, ele foi sucedido por seu filho, Richard the Lionheart, que também pegou a cruz.

Frederick Barbarossa foi o primeiro líder europeu a partir da Terceira Cruzada em maio de 1189. Aos 67 ele era um líder idoso, mas ele era um cavaleiro brilhante e personalidade poderosa. Seu exército tomou a rota terrestre para Outremer, atravessando a Hungria, a Sérvia e a Bulgária antes de chegar no território bizantino. Suas forças lutaram uma batalha contra Iconium e ganharam, passando a saquear a cidade. Confiantes em seu sucesso, os cruzados continuaram em direção à Terra Santa.

Apenas um mês depois, o desastre atingiu. Barbarossa se afogou enquanto atravessava o rio Saleph no sul da Turquia. A morte do imperador jogou o exército no caos. Muitas tropas de luto voltaram para a Alemanha, tendo perdido o coração para lutar contra os infiéis. Os soldados restantes acompanharam o filho do Imperador, Frederico de Suábia, a Antioquia. Lá, eles ferveram o corpo do Imperador para remover a carne, que foi enterrada na Igreja de São Peters.

Enquanto isso, Richard eu estava preparando para partir na Terceira Cruzada. Conhecido como um administrador eficiente, Richard conseguiu gerar enormes recursos para a Cruzada através de um imposto especial de cruzamento – o Tithe Saladino. Richard precisava de mais fundos, já que decidira viajar para a Terra Santa pelo mar, o que seria mais rápido e seguro do que viajar por terra. Ele também assegurou que o exército fosse disciplinado e treinado – uma mudança marcada para os exércitos indisciplinados em cruzadas anteriores.

Richard, finalmente, partia ao mesmo tempo que Philip II da França. Eles concordaram em se encontrar em Vézelay e juntaram-se em 4 de julho de 1190 até Lyon, onde se separaram depois de se encontrarem na Sicília.O exército de Richard dirigiu-se para Marselha e o exército de Philip se mudou para Génova.

Em 8 de junho de 1191, Richard I desembarcou na costa perto do Acre. Richard abriu negociações com Saladino, até pedindo gelo e frutas para o campo do guerreiro. No entanto, a diplomacia se transformaria em guerra no final de junho. No início de julho, o cerco atingiu o clímax. O exército de Richard bombardeou a cidade com pedras e as forças de Philip usaram uma catapulta para atacar a Torre Maldita no canto nordeste do Acre. Em 12 de julho de 1191, os defensores do Acre se renderam.

Apesar da triunfante vitória dos cruzados, os líderes da expedição foram divididos. Após a queda do Acre, o duque Leopold da Áustria colocou a bandeira ao lado das bandeiras de Richard e Philip. Mas Richard derrubou-se, alegando que, como mero Duque, não podia reivindicar um terço dos despojos da cidade. Profundamente insultado, Leopold deixou a Outremer com muitos cavaleiros alemães. As relações entre Richard e Philip também se deterioraram. Felipe de França também deixou Outremer cedo, deixando o rei Ricardo ao comando de um exército cristão enfraquecido.

Richard e seu exército continuaram em direção a Jaffa. No entanto, a cavalaria fortemente blindada era freqüentemente atacada por arqueiros habilidosos, que iriam disparar um enxame de flechas aos cruzados antes de se retirarem rapidamente. Quando ficou claro que esses ataques não impediam o exército de Richard, Saladin ordenou seu exército em uma formação de batalha a poucas milhas a norte de Jaffa, perto da cidade de Arsuf.

Os cruzados foram capazes de cobrar em direção ao exército estático e esmagar o regimento de tropas mais leves. No final da batalha, Saladino estava em pleno recolhimento. Esta batalha provou a Saladino a necessidade de táticas de golpe e corrida – ele não enfrentaria novamente os exércitos cristãos em uma batalha.

À medida que o exército de Richard se tornou cada vez menor como resultado da doença e da deserção, Saladino pediu reforços do Egito, Mesopotâmia e Síria. Muitas vezes superou em número, Richard logo percebeu que seria impossível manter-se em Jerusalém, mesmo que seu exército conseguisse capturá-lo.

Depois de um ano de emboscadas, batalhas e diplomacia, Richard assinou uma trégua de três anos com Saladino. A trégua assegurou que Jerusalém permaneceria sob controlo muçulmano, permitindo que peregrinos e comerciantes cristãos desarmados visitassem a cidade. A decisão de Richard de não atacar Jerusalém levou ao pedido de uma Quarta Cruzada em 1192.