Massa molecular (mm)
É a massa da molécula em unidades de massa atómica (u). Para o seu cálculo consideramos que uma molécula é a soma de átomos.
Como fazer esse cálculo?
Para efetuar cálculos referentes a massa molécular é necessário ter uma lista ou tabela de massas atómicas ou ainda a própria Tabela Periódica e a fórmula química da substância. As massas atómicas encontram-se tabeladas. Tendo a Tabela Periódica, podemos verificar que que cada elemento químico tem dois números principais, o número atómico (Z) que é um e único número constante para cada átomo e esse número é inteiro, não tem vírgulas e é sempre positivo e não se escreve o sinal +.
E tem um outro número, que é maior que o número atómico (Z), esse número é a massa atómica (MA) geralmente não é um número inteiro, tem vírgulas por vezes e muitas das vezes é uma aproximação. Nesses cálculos, usamos justamente o número maior, que é a massa atómica (MA).
Vejamos o exemplo
Calcular a massa molecular de (CO2)
1o Temos que ir à Tabela Periódica consultar as massas atómicas (MA) de todos os elementos químicos envolvidos no exercício. Geralmente nas provas dão esses valores.
Massa atómica:
C = 12 u.
O = 16 u.
Vamos aos cálculos (explicação):
Dióxido de carbono (CO2)
Colocamos em primeiro lugar escrever, MM que simboliza a massa molecular e colocar entre pareênteses a fórmula química da substância que queremos determinar a massa molecular, veja abaixo:
MM(CO2)
Em seguida colocar o sinal de igualdade , = , agora olhemos para a fórmula química da substância, CO2 , só temos uma mole de CO2, ou seja, em frente do CO2 só temos o número 1 que geralmente não se coloca. Então esse número que vem antes da fórmula química da substância denomina-se coeficiente estequiométrico e multiplica as massas atómicas dos elementos químicos que constituem a substância.
Mas vemos que depois do Oxigénio tem o número 2, (O2) esse número denomina-se índice, indica que temos dois átomos de Oxigénio e isto significa que a massa atómica do Oxigénio vai multiplicada por esse 2.:
MM(CO2) = 1 · MA(C) + 2 · MA(O)
O próximo passo é só substituir onde temos MA(C) e MA(O) pelas respectivas massas atómicas que estão nos dados que extraímos da Tabela Periódica e por fim resolver matematicamente:
MM(CO2) = 1 · MA(C) + 2 · MA(O)
MM(CO2) = 1 · 12 + 2 · 16
MM(CO2) = 12 + 32
MM(CO2) = 44 u.
Massa molecular relativa (mr)
É a soma das massas atómicas relativas dos átomos contidos numa molécula. Indica quantas vezes uma molécula é mais “pesada” do que a duodécima parte 1/12 do átomo de carbono 12.
A massa molecular relativa não tem unidades.
Cálculo da massa molecular relativa
Determine a massa molecular de
a)Cl2
b) Al2(SO4)3
RESOLUÇÃO
a ) Cl2
Mr(Cl2) = 2 · Ar(Cl)
Mr(Cl2) = 2 · 35,5
Mr(Cl2) = 71,0
b) Al2(SO4)3
Mr[Al2(SO4)3] = 2 · Ar(Al) + 3 · Ar(S) + 4 · 3 · Ar(O)
Mr[Al2(SO4)3] = 2 · 27 + 3 · 32 + 12 · 16
Mr[Al2(SO4)3] = 54 + 96 + 192
Mr[Al2(SO4)3] = 342.