Os caldeus são um dos povos antigos que conquistaram e povoaram a região sul da Mesopotâmia conhecida como Caldeia (agora Iraque, Síria e Turquia).

Eles são mencionados na Bíblia como os destruidores de Jerusalém, que, sob o comando do rei Nabucodonosor, levaram o povo judeu ao que é conhecido como o cativeiro babilônico (exílio).

Além deles, os sumérios, os assírios, os acadianos, os amonitas, os hititas habitavam a região entre os rios Tígris e Eufrates, conhecido como o Crescente fértil, berço das primeiras civilizações da história. História ee origem árabe, os caldeus ocuparam terras da Mesopotâmia. Juntamente com os povos dos medos derrotaram os assírios que ali moravam, formando assim um grande império: o Segundo Império Babilônico ou o Império Neobabilónico. Por esta razão, os caldeus também são chamados de “novos babilônios”. O primeiro ataque dos caldeus ocorreu em 612 aC com a captura da capital da Assíria, Nínive. Após a morte de seu pai Nabopolassar, Nebuchadnezzar (604-562 aC) em 586 aC, ele continuou a conquista da terra e a reconstrução das cidades que foram destruídas pelas guerras. Estes são os dois reis mais importantes do império caldeus e o governo de Nabucodonosor foi um dos períodos mais dourados da Mesopotâmia.

A capital do império era a Babilônia, uma bela cidade construída com muros, palácios, templos e santuários. Após a morte de Nabucodonosor, que reinou cerca de 40 anos, houve um enfraquecimento do Império e, a partir de 539 aC, foram dominados pelos persas sob o comando do rei Ciro.

Principais características dos caldeus

Sociedade

Os caldeus eram um povo hebraico que conquistou a região da Mesopotâmia por possuir um caráter guerreiro e violento, fazendo com que muitos de seus inimigos fossem escravos. No que diz respeito à organização social, a sociedade dos caldeus se baseou na monarquia despótica e teocrática, onde o rei era como poder supremo que ordenava todo o império; Abaixo da figura do rei estavam os nobres, sacerdotes, comerciantes, pequenos proprietários e escravos.

Economia

As principais actividades da maioria dos povos da Mesopotâmia foram agricultura, pecuária e comércio. No entanto, com a conquista dos caldeus e a necessidade de reconstrução da Babilônia, nesta fase, a economia foi gerada pelo serviço de construção, embora a agricultura fosse uma actividade importante para alimentar as pessoas.

Religião

Como todos os povos da Mesopotâmia, a religião dos caldeus era politeísta, com a adoração de vários deuses relacionados à natureza e aos animais. No portal da cidade de Babilônia, foi feito um mosaico de Ishtar, a deusa do amor e protetor da cidade.

Cultura

Nabucodonosor transformou a cidade da Babilônia em um importante centro cultural. Sob o seu mandato, havia várias obras urbanas, como ruas, jardins, muros, templos e palácios, dos quais destacam-se os Jardins Suspensos da Babilônia e a Torre de Babel. Além disso, eles foram pioneiros no estudo da astrologia e da astronomia e também no avanço dos estudos de matemática. O chamado “Ur dos caldeus” corresponde à cidade suméria ocupada por essa civilização.