A contra-reforma religiosa

Foi um conjunto de acções levadas a cabo pela igreja católica como forma de travar e combater os avanços da reforma protestante.

Para tal, a igreja convocou uma reunião de clero que ficou conhecida como: Concilio de Trento, na qual ela se amostrava firme nos seus valores e doutrinas, isto é, nada tinha que mudar e que os protestantes tinham que ser perseguidos, capturados, julgados e condenados.

Reforma Cristã

No seio da igreja católica, a reforma crista “consistiu na tomada de um conjunto de medidas para corrigir as irregularidades que se verificavam na igreja e combater o protestantismo” repondo a pureza dos seus princípios de modo a reconquistar a confiança dos fiéis.

O concilio de Trento, de um lado foi convocado para discutir se sobre as mudanças da igreja. É aqui, onde foram criadas 3 entidades dentro da igreja para combater o protestantismo. Essas entidades são: A Inquisição, o Índex e a Companhia de Jesus.

a) A Inquisição – Tribunal para defesa da fé católica e dos bons costumes. É neste tribunal onde eram, julgados e condenados todos os protestantes.

b) O Índex – era uma lista de livros proibidos. Qualquer pessoa que fosse encontrada a ler estes livros era excomungado, isto é, o crente passava a ser proibido de receber comunhão e ate mesmo de participar nos cultos da igreja católica.

c) A Companhia de Jesus – era uma acção missionaria que consistia em:

– Propagar a fé católica em todos lugares que passassem

– Ensinar a ciência e a religião nos colégios universitários

– Combater e travar através da pregação o protestantismo na Europa