A Revolução Francesa é marcante para o mundo contemporâneo porque foi através dela que os demais povos compreenderam que todos somos livres e que ninguém deve ser oprimido devido sua classe social ou cor de pele.

A importância e impacto da Revolução Francesa de 1789 na Europa são indiscutíveis. As suas ideias” as concepções do mundo e da vida, a ideologia e as suas figuras mais destacadas ainda agora vivem no mundo contemporâneo.

A Revolução Francesa fascinou, inspirou e assombrou todos os revolucionários que vieram depois dela. Os bolcheviques russos estudavam ansiosamente o que acontecera na França em busca de luzes para seus actos.

A Revolução deu inicio à idade contemporânea, aboliu a servidão, os direitos feudais e também proclamou os princípios universais de “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. A partir de 1789 a França passou por várias repúblicas, uma ditadura, uma monarquia constitucional e dois impérios. Em suma a importância dessa revolução é que marca além do início da aplicação do iluminismo, o fim da era dos Reis Absolutistas.

A  França forneceu o vocabulário e os temas da política liberal e radical democrática para a maior parte do mundo. A França deu o primeiro grande exemplo, o conceito e o vocabulário do nacionalismo.

 A França forneceu os códigos legais, o modelo de organização técnica e científica e o sistema métrico de medidas para a maioria dos países. A ideologia do mundo moderno atingiu as antigas civilizações que tinham até então resistido as ideias europeias inicialmente através da influência francesa. Esta foi a obra da Revolução Francesa.

Obras da Revolução Francesa

A França forneceu o vocabulário e os temas da política liberal e radical democrática para a maior parte do mundo. A França deu o primeiro grande exemplo, o conceito e o vocabulário do nacionalismo. A França forneceu os códigos legais, o modelo de organização técnica e científica e o sistema métrico de medidas para a maioria dos países. A ideologia do mundo moderno atingiu as antigas civilizações que tinham até então resistido as ideias europeias inicialmente através da influência francesa. Esta foi a obra da Revolução Francesa.

A Revolução Francesa é um marco em todos os países

Suas repercussões, ao contrário daquelas da revolução americana, ocasionaram os levantes que levaram à libertação da América Latina depois de 1808. Sua influência directa se espalhou até Bengala, onde Ram Mohan Roy foi inspirado por ela a fundar o primeiro movimento de reforma hindu, predecessor do moderno nacionalismo indiano. (Quando visitou a Inglaterra em 1830, ele insistiu em viajar num navio francês para demonstrar o entusiasmo que tinha pelos princípios da Revolução).

Bibliografia

HOBSBAWM, Eric J. A Era das Revoluções – Europa 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

MOTA, Myriam Becho e BRAICK, Patrícia Ramos. História – das cavernas ao terceiro milénio. São Paulo: Moderna, 2002.

DA COSTA, Maria Helena. Historia Moderna. As Revoluções Burguesas. Lisboa, 1977.