Foi no dia 18 de Abril de 1980 que a Rodésia do Sul conquistou a sua independência dos britânicos, assumindo o nome de Zimbabué. O dia marcou o fim da segregação racial após uma prolongada guerra de libertação que custou muitas vidas.
Nos noventa anos que o Zimbabué era uma colónia, foi administrada pela Companhia Britânica Sul-Africana (BSAC) sob o nome de Rodésia e o Governo Responsável sob o nome Rodésia do Sul. Ambos os sistemas administrativos estavam sob a monarquia britânica. Em 1965, o Zimbabué tornou-se autónomo e foi liderado por um governo segregacionista branco depois que Ian Douglas Smith fez uma Declaração Unilateral de Independência (UDI) da Grã-Bretanha. Isso aconteceu depois que o governo britânico tornou a regra da maioria uma condição para a independência da Rodésia da Grã-Bretanha.
Smith seguiu a UDI declarando a Rodésia uma República, que, no entanto, não tinha reconhecimento internacional. A partir de Junho de 1979, a República da Rodésia do Sul foi substituída pelo Zimbabué-Rodésia, depois que Abel Tendekayi Muzorewa ganhou as primeiras eleições maioritárias. Faltando reconhecimento internacional, após cerca de três meses, o país foi levado de volta para as mãos da Grã-Bretanha, conforme o Acordo de Lancaster House, que foi concebido para facilitar a transição.
Zimbabwe mais uma vez se tornou uma colónia britânica conhecida como Rodésia do Sul. Nas eleições de Abril de 1980, Robert Mugabe, chefe da União Nacional Africana do Zimbabué (ZANU) conquistou a maioria e tornou-se o Primeiro-ministro e mais tarde presidente do Zimbabué até 2018 (ano da sua destituição). A independência do Zimbabué é comemorada em 18 de Abril de cada ano
O dia 18 de Abril, é feriado anual e permanece formalmente celebrado pelo governo do Zimbabué, tanto a nível nacional, quanto distrital. Um discurso presidencial que coincide com os temas zimbabueanos actuais e a história do Zimbabwe é lido para o público. A cerimónia oficial é seguida por entretenimento como música, diferentes tipos de apresentações e futebol. Há também comida gratuita que é compartilhada pelo público.