Surgimento da revolução burguesa na Inglaterra:

Tem início no governo de Carlos I (1625-1640), devido às tentativas desse rei em aumentar os impostos. Em 1637 ele lançou o ship money e a população se rebelou. A monarquia procurava restringir os cercamentos, afastar a gentes da Corte e reforçar os privilégios dos Pares. Essa burguesia queria cada vez mais uma monarquia constitucional, com o rei obrigado a seguir leis sobre o modo de governar.

O rei Jaime I só era apoiado no parlamento pelos nobres Governou até 1625, sempre em atrito com o Parlamento. O novo rei, Carlos I, adoptou uma política mais agressiva ainda contra o Parlamento, e fez um governo muito autoritário, gerando revoltas em apoio aos parlamentares. Em 1642, as revoltas se organizaram em uma guerra civil, e em 1649 o rei Carlos I foi derrotado, condenado à morte e decapitado.

Causas da revolução burguesa:

A diferenciação social entre cidade e campo era bastante nítida, põe-se regras violentas a dos nativos ingleses, A Reforma religiosa na Inglaterra determinou a perda das terras da Igreja.

Etapas e consequências da revolução burguesa

1ª Etapa: A Grande Rebelião (1640-1642) – houve o longo Parlamento toma atitudes francamente hostis ao monarca, devidas as tentativas do monarca em aumentar os impostos. Em 1687 ele lançou o ship Money, e a população se rebelou.

2ª Etapa: A Guerra Civil (1642-1649) – o rei alinham-se anglicanos e católicos, essencialmente os Pares e alguns sectores da gentry, principalmente os das regiões Norte e Oeste da Inglaterra; ao lado do Parlamento encontramos presbiterianos e seitas radicais; os yeomen, a burguesia mercantil e sectores da gentry, especialmente os do Sul e do Leste da Inglaterra.

3ª Etapa: A República de Cromwell (1649-1658) Oliver Cromwell esmagou violentamente os movimentos radicais dentro do exército

4ª Etapa: O final da República (1658-1660)  a morte de Cromwell, seu filho Richard foi deposto pelo exército num golpe tramado pelo Parlamento, optou-se pela restauração da dinastia Stuart.

5ª Etapa: A restauração Stuart (1660-1688)

Em 1660-1688  o Parlamento é depurado dos elementos radicais. Tenta-se a monarquia limitada, mas quando Jaime II tenta restaurar o absolutismo e o catolicismo a situação chega ao limite.

 

Referências

http://projetoquem.com.br/uploads/files/apostilas_ok/a_revolucao_burguesa_na_inglaterra_e_na_franca_(2).pdf;

http://repositorio.geracaoweb.com.br/20130620_132619histria_b__aula_07__as_revolues_inglesas_modo_de_compatibilidade.pdf