A guerra dos sete (7) anos foi um dos principais conflitos militares ocorridos no século XVIII. Esta guerra envolveu vários reinos europeus entre os anos de 1756 e 1763, sendo que os conflitos também se estenderam para os territórios colónias na África, Ásia e América do Norte.

Envolvidos

A guerra dos sete (7) anos foi ampla e colocou em conflito as seguintes monarquias:

Bloco francês: reino da franca (lider), império austríaco, império russo, reino da Suécia, saxónia, reino da Espanha, reino de Nápoles e ducado de wurttmberg.

Bloco britânico: reino da Grã-Bretanha (líder), reino da Prússia, reino de Portugal, reino de hanoner, estado de hesse-cassel, ducado de brunsvique .

Causas principais

Disputas pela supremacia colonial pelas índias e colónias da América do norte. Este conflito ocorreu entre franca e Grã-Bretanha.

Fortes divergências, entre as potências europeias, sobre o domínio de territórios na África, América do norte e Ásia

Luta entre o império austríaco e o reino da Prússia para estabelecer o controlo sobre a silesia.

Vencedor da guerra dos sete (7) anos

Após sete anos de conflitos militares em territórios europeus e coloniais, foram contabilizados milhares de mortos, feridos e elevadíssimos gastos e prejuízos materiais, pode se dizer que os reinos da Grã-Bretanha e da Prússia saíram vencedores da guerra dos sete anos. Foi o tratado de paris, assinado em 10 de Fevereiro de 1763, que colocou fim a guerra dos sete anos.

Consequências principais

Estabelecimento de diversos tratados pós-guerra, que redefiniram o controlo de várias áreas na Europa e nos territórios coloniais, a independência dos estados unidos, após o conflito, a Grã-Bretanha, presenciou uma forte crise económica gerada pelos altos custos da guerra, para reerguer sua economia, os britânicos optaram por elevar a carga de impostos e tributos de suas colónias norte-americanas.

 

Referências

http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/2nwjMOpLyWln7m3_2018-10-6-10-38-31.pdf;

http://www.revista.ufal.br/criticahistorica/attachments/article/118/O%20Pensamento%20Iluminista%20e%20o%20Desencantamento%20do%20Mundo.pdf.