Situação Geográfica e limites

A Mesopotâmia, nome atribuído pelos gregos que significa a região que fica entre rios. É um país situado na Ásia oriental. Trata-se de um vale fértil que se encontra entre os rios tigre e Eufrates. Limita-se:

Norte, pelos montes da Arménia,

Oeste, pela arábia,

Leste, pelos montes Zagros que separam a Mesopotâmia do Irão,

A Sul, limitase pelo deserto arábico.

A mesopotâmia geograficamente é constituída por duas zonas distintas: a Alta Mesopotâmia constituída pela Assíria e a Baixa Mesopotâmia formada pela Acádia e pela Suméria.

Os primeiros Habitantes da Mesopotâmia

 Os primeiros habitantes apareceram na Mesopotâmia Há mais de 100.000 anos atraídos pela abundância da caça e da pesca. Por volta do IV milénio a.n.e. os sumérios, povos de origem desconhecida, ocupam a Mesopotâmia, denominados por semitas, povos autóctones desta região. Viviam em grupos isolados, em cavernas ou cabanas de argila.

Actividades Económicas

No estádio Nómada, o povo praticava a caça e a pesca. Onde usavam instrumentos de madeiras ou de ossos. As suas armas eram lascadas de pedra dura. Já com a sedentarização praticavam a agricultura (a base da economia), pastorícia e artesanato.

Na Baixa Mesopotâmia praticava-se a agricultura de irrigação de trigo, cevada, linho, gergelim, árvores de frutos, raízes e legumes.

Na pastorícia, criavam animais tais como: o carneiro, burro boi, ganso e patos.

No artesanato, fabricavam instrumentos de trabalho rudimentares feitos de pedras, madeiras e barro. Mais tarde com a utilização de bronze passaram a fabricar e usar o arado semeador e carro de roda.

 

Bibliografia

JAMISSE Judite Olga. História para Todos 8ª classe: o Passado da Humanidade, 1ª ed., ENM editora, 2009, Maputo.