As divisões Paleo-indico e Neo-indico foram retomadas, desenvolvidas e definidas por Willy e Philips, cujo sistema é adoptando pela maioria parte dos Pré-historiadores actuais. Assim, com estes autores a pré-história americana encontra-se divida em 5 grandes períodos:
Líticos: Abrange as mais antigas culturas de caçadores nómades e se estende das origens ao início de Pós-glaciário, provavelmente se divida em dois (2) subperíodos: Um lítico inferior, com indústria em núcleos e em lascas, e um Lítico Superior, caracterizados por pontas de arremesso com ou sem caneluras, lascadas por pressão. A caca e, em grande parte, constituída por grandes animam quaternário hoje desaparecido.
Arcaico: Compreende os grupos ainda nomeados do pós-glaciário que, paralelamente a caca desenvolviam actividades de pesca e de colecta. A fauna e a flora deste período e idêntica a actual. As indústrias não são fundamentalmente diferente das de seus predecessores mais os tipos de pontas evoluíram e alguns grupos conheceram o polimento da pedra.
Formativo: Corresponde a invenção da agricultura ao aparecimento da cerâmica e a sedentarização das populações.
O Clássico: Marca o início das civilizações urbanas.
Pós-clássico: Marca início dos impérios e da militarização das massas.
Bibliografia
http://projetomedicina.com.br/site/attachments/article/503/exercicios_gabarito_resolucao_pre_historia.pdf;
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/nearco/article/viewFile/35346/pdf.