Criacionismo

Ė a teoria que explica a origem do universo , da terra e de todos os seres vivos que nelas habitam a partir da acção de uma entidade divina. O criacionismo é considerado o oposto do Evolucionismo.

A teoria do criacionismo é predominante aceita por membros de doutrinas religiosas ,principalmente por defenderem a ideia da complexidade e perfeição dos seres vivos , e do funcionamento geral da natureza.

Ocriacionismo está intrinsecamente ligado às religiões , sendo baseado na existência de um ser antropomórfico dotado de grandes poderes e conhecimentos divinos.

Criacionismo

Segundo os criacionistas׃

Todas as especieis foram criadas ao mesmo tempo por um ser infinito;

Quando foram criadas , as especeis , as especieis tinham as mesmas características que apresentam actualmente .

O aparecimento de restos fossilizados de novas especieis , em estratos de rochas de diferentes idades , abalou os seguidores do criacionismo .Na tentativa de conciliar os dados revelados pelo estudo dos fosseis com as ideias fixistas , George Cuvier propôs ,no final do século XVIII,a teoria do Catastrofismo.

Esta teoria defendia que uma sucessão de cataclismos tinham atingido a Terra ,destruindo todos ou quase todos os seres vivos existentes .Por acção de um criador , a terra teria sido repovoada , após cada cataclismo , com formas de vida diferentes das existentes anteriormente .Desta forma , o catastrofismo explicava o surgimento de determinadas formas fosseis em alguns estratos mais antigos das rochas e a sua ausência em estratos mais recentes .

Geração Espontânea

O filosofo grego Aristóteles acreditava que , em certas condições , a vida podia surgir espontaneamente a partir de matéria sem vida , como por exemplo carne , fruta ou queijo em decomposição ,ou mesmo de lama por acção de um “principio activo” que actuava sobre essa matéria –hipótese da abiogenese . Esta explicação da origem dos seres vivos perdurou durante vaios séculos .

Criacionismo científico

A partir do século XX , com o advento do protestantismo fundamentalista das religiões baseadas no cristianismo , surgiu o chamado criacionismo científico ,uma corrente que defende a veracidade da ideia de criação divina relatada na bíblia , criticando os argumentos do evolucionismo.

Criacionismo e Evolucionismo

O Evolucionismo, também conhecido por Darwinismo ,é uma teoria desenvolvida no século XIX a partir dos estudos do naturalista britânico Charles Darwin (1809-1882), considerado o “pai da teoria da Evoluçao ”.

Ao contrario do criacionismo, que acredita na criação da vida como obra de uma entidade divina , o evolucionismo diz que a multiplicidade de organismos existentes é fruto da modificação lenta e progressiva de algumas especiais.

Os seres humanos (homo sapiens), de acordo com o evolucionismo, teria surgido a partir de um processo de evolução de outras espécies que já foram extintas, como o homo erectus e o homo habilis

Os humanos não descendem dos macacos , mas sim dos ancestrais que deram origem a raça humana e aos demais primatas atuais , por exemplo.

A doutrina darwinista ainda alega que os ambientes seleccionam os organismos mais adequados para habitar determinado lugar “selecção natural ”.

De acordo com a teoria criacionista׃

Deus criou o homem e os demais seres vivos já na forma actual há menos de 10 mil anos ;

Os fosseis (inclusive de dinossauros ) são animais que não conseguiram embarcar na Arca de Noé a tempo de salvarem-se do dilúvio;

 Deus teria criado todos os seres vivos seguindo um propósito e uma intenção ;

O homem foi feito a imagem e semelhança de Deus e, portanto, não descende de primatas ;

Não há como comprovar a hipótese evolutiva em laboratório e, portanto  , ela não é científica;

Desde Darwin , vários aspectos de sua teoria já foram revistos , o que prova sua inconsistência;

A segunda lei da Termodinamica demonstra que os sistemas tendem naturalmente a entropia (desorganização);

Aperfeiçoa dos seres vivos comprovam a existência de um criador inteligente;

A origem da vida ainda não é explicada de modo satisfatório pelos evolucionistas.

Bibliografia

https://www.ufmg.br/revistaufmg/downloads/21/05_pag88a113_fabriciosantos_agrandearvore.pdf;

http://www.cesadufs.com.br/orbi/public/uploadcatalago/08593902092013evolucao_aula_7.pdf;

https://www1.univap.br/spilling/AB/Aula_18%20Evol_Homem%20e%20da%20civilizacao.pdf.