Origem e localização da civilização Olmecas

A Civilização Olmeca è uma das primeiras civilizações mesoamercana, considerada a fundadora da “cultura mãe” da América Central, cujo desenvolvimento situa-se entre um pouco antes de 1500 a.C. ate pouco depois do século Va. C.

O nome “Olmeca” significa “povo de borracha” em nautle, a língua dos astecas, cerca2000 anos após o desaparecimento do que conhecemos como cultura olmeca. O tempo “povo de borracha” remete para antiga prática, utilidade desde os olmecas ate aos astecas, de extrair látex elástico na árvore-da-borracha da região.

A Civilização Olmeca se desenvolveu nas regiões tropicais da (do Sul do México e América Central) região que constitui a Mesoamerica, durante o período pré-clássico, aproximadamente onde hoje se localizam os estados mexicanos de Veracruz e Tabasco.

A Civilização Olmeca floresceu nesta região aproximadamente entre 1500 e 400 a.C. e crê-se que tinha sido a civilização mãe de todas as civilizações mesoamerica que se desenvolveram posteriormente. No entanto, desconhece-se a exacta filiação étnica da sua população, ainda que existem numerosas hipóteses colocadas para tentar resolver esta questão.

Actividade socioeconómico politica e religião

O centro da cultura olmeca foi o sul de Veracruz e o norte de Tabasco, na zona tropical do Golfo do México: tal área central tem uns 18000km2 e na época do apague olmeca teria uns 350000 habitantes.

CIRO CARDOSO Apelida a região de Mesopotâmia da Mesoamerca”, por ser um irrigado por diversos rios; è também chuvosa. A dieta se compunha sobretudo de milho, feijão e abóbora, produzido pela agricultura de coivara e ao longo das margens dos rios, complementada possivelmente pela caca e a pesca.

Os trabalhos executados nos centros cerimónias supõem uma organização social relativamente hierarquizada no nível de chefias e confederações tribais.

 A hipótese mais corrente è a do carácter sacerdotal do grupo dominante, mas hoje alguns pensam que se tratava de senhores leigos e que lá cultura olmeca se difundir por meio de uma classe de merca dores armados que iam ate a Costa Rica, principalmente em busca de jade.

O desenvolvimento da civilização olmega, ocorre graças ao aprimoramento das técnicas agrícolas, assim puderam vencer as hostilidades do meio e sustentar grandes populações. A partir desse quadro de desenvolvimento, a expansão das áreas ocupadas e o surgimento de núcleos urbanos aconteceram paulatinamente.

A sustentação dos centros urbanos Olmecas, erguidos em zonas atingidas por grandes enchentes e secas, ocorre graça a invenção de um sistema de aquedutos que canalizavam as águas para serem consumidas nas épocas mais quentes. Alem disso, diz-se que a expansão desta civilização também esteve ligada ao desenvolvimento de actividades comercias, que intrigaram várias regiões americanas.

Qs olmecas não conheciam os metais; o jade era um mineiro mais precioso, vinha de zonas distantes. Desenvolveram a escrita e o calendário embora pouco haja restado a respeito Sua cerâmica era de ma qualidade, em contrate com a escultura monumental da pedra, muito também feita. Muitos restos arqueológicos procedem de oferendas rituais, incluindo figurinhas de jade e pevas de cerâmica. Não construíam estradas, usados os rios e trilhas naturais.

Os centros olmecas mais importantes foram San Lorenzo (1200-900 a C), Lá Venta (1000-600 a.C.) e posteriormente Três Zapotes. No conjunto, podemos datar a cultura olmeca entre 1200 a.C. e a época de Crist

A historia da Civilização Olmeca tem inicio em San Lorenzo actual Veracruz onde os traços Olmeca características começaram a seguir antes de 1 200 a.C. O desenvolvimento da civilização nesta zona provavelmente beneficiou-se da ecologia local de solos aluviais bem irrigados o que permitia elevada produção de milho. Pensa-se que a densa concentração populacional em San Loranzo encorajou o surgimento de uma classe de elite que eventualmente garantiu a dominância olmeca, fornecendo igualmente a base social necessária a produção de artefactos simbólicos e de um luxo sofisticado, os quais definem a cultura olmeca.

Algumas pesquisas sugerem que o processo de desenvolvimento dessa cidade aconteceu graças a vastidão dos recursos hídricos. Alem disso, acredita-se que uma elite tenha dominado politicamente o local, tendo em vista a grande quantidade de artefactos luxuosos identificado na região.

Uma das mais eminentes prova desse riquíssimo material em San Lorenzo è comprovada pela existência de um grande templo repleto de grandes cabeças esculpidas em pedras basalto. Ainda hoje, não se sabe qual o exacto significados dessas representações no contexto cultura e olmeca. Entretanto, a presença de visíveis traços negróides remonta uma possível e indecifráveis presenças africana nas Américas.

  Muitos destes artefactos de luxo, feitos de jade, magnetite e obsidiante, tinham origem em locais distantes, sugerindo que as primeiras elites olmecas tinham já acesso a uma extensa rede comercial na Mesoamerica. O jade mais apreciado, por exemplo, era proveniente do vale do rio Mortágua, na Guatemala oriental e obsidiante era maioritariamente proveniente nas terras altas guatemaltecas, nomeadamente de EI Chayal e San Martim Jiotepeque.

Pela sua dimensão, San Lorenzo e Lá Venta eram sobretudo centros cerimonias e a vasta maioria dos olmecas vivia em pequenas aldeias construídas de material local. Estas aldeias encontravam-se situadas em terrenos mais elevados e consistiam de várias casas despertas. As habilitações individuais consistiam de uma casa, uma anexo associado, e uma ou mais covas de armazenagem. O arredor do quintal era utilizado para cultivar ervas medicinais e aromáticas e para pequenas colheitas como o girassol domesticado. Árvores de frutos como o abacateiro e o cacau, provavelmente estavam disponíveis nas proximidades.

As margens do rio eram utilizadas para a plantação de colheitas entre os períodos de cheias. Os campos de cultivos situavam-se no interior da aldeia e neles plantavam-se o milho, feijão, abóbora, mandioca, batata-doce, bem como o algodão.

Com base no estudo de duas aldeias nos Montes Tuxtlas sabe-se que o cultivo do milho se tornou progressivamente mais importante na dieta olmeca, apesar de dieta ter permanecido bastante variada. Os frutos e vegetais eram complementados como peixe, tartaruga, cobras e moluscos obtido nos rios vizinhos, e por caranguejo e marisco nas áreas costeiras. Outras fontes de alimento eram as aves e animais como pecaris, gambas, guaxinins, coelhos e veados.

Entes os vestidos religiosos desta influência encontram-se o culto das montanhas e das cravinas, e culto da Serpente associadas a boas práticas agrícolas, o simbolismo religioso do jade, alem do próprio estilo artístico reelaborando nas séculos que se seguiram do declínio dos principais centros urbanos olmecas.

O esplendor e alto graus de desenvolvimento de San Lorenzo foram perdendo o seu espaço entre os anos de 950 e 900 a.C. As esculturas foram sendo e desprezando e as residências abandonadas. Apesar de não existirem justificações precisas sobre esse episódio da história olmeca, alguns historiadores suspeitavam que o conflito interno tenha impulsionado esta situação.

A destruição quase total de muitos dos monumentos de San Lorenzo, ocorreu também neste período, a cerca de 900 a.C. o que pode indicar uma sublevação interna, ou menos provavelmente uma invasão.

Após declínio de San Lorenzo, Lá Venta actual tabasco tornou-se no principal centro olmeca, desde 900 a.C. ate ao seu abandono por volta de 400 a C. Durante este período foram erguidos vários complexas cerimónias, entre os quais o Grande Pirâmide.

A cidade de Lá Venta se transformou no centro aglutinador da cultura olmeca. Ate o século IV a.C., esta cidade teve grande importância para a civilização Olmeca.

Não se sabe com clareza o que provocou a eventual extinção da cultura Olmeca. Sabe se que entre 400 e 350 a.C., a população da porção oriental da Área Nuclear Olmeca descreveu fortemente. Esta perda de população parece ter sido originária por factores ambientais: talvez resultando de mudança nos cursos de rios importantes, ou do seu assoreamento devido as praticas de cultivo.

Qualquer que tenha sido a causa pouco século após o abandono das ultimas cidades olmecas haviam-se estabelecidos fermente culturas sucessoras. O sitio de Três Zapotes, na orla ocidental da Área Nuclear, continuaria a seu ocupado bem para alem de 400 a.C., mas se os traços típicos da olmeca. Esta cultura pós-olmeca, frequentemente designada Epidémica, tem características semelhantes as encontradas em Izapa.

De formados geral, a civilização Olmega, a primeira da Mesosfera, apresenta-se como o que:

  • Inauguram os primeiros centros cerimoniais mesoamericanos os quais se qualquer maneira supõem um agricultura suficiente para que durante uma grande parte do ano, bom numero de pessoas se alimentasse sem cultivar a terra, já que trabalha em grandes construções exigiam supervisão usando as vezes matérias trazidos de longe;
  • Foram responsáveis pela introdução de traços essências da cultura mesoamericana: cultos do jaguar (associado ao deus de chuva e/ou da terra), centros cerimoniam orientados, escrita e calendário, formas primitivas da pirâmide escalonada, jogos rituais com bolas de borrachas, etc;
  • Estabelecer o elo de transição entre o período pré-clássico, isto e, o da aldeia, o período clássico ou seja o da civilização urbana;
  • Difundiu a sua Civilização por uma imensa área de Mesoamerica, desde o litoral do golfo as montanhas de Oaxaca e do litoral do pacifico.
  • Construiu pirâmides e alteres estrelas esculpidas a baixo-relevo, jades, a contagem do tempo.
  • Implementou uma organização política baseada pelos reinos de cidades-estado fortemente hierarquizados foi imitada por praticamente todas civilizações mexicanas e o centro-amercicanas que lhes seguiram;
  • Os Olmecas são os responsáveis pelos traços essenciais atribuídos a todas as altas civilizações mesoamericanos. Alguns historiadores como Miguel Covarrubas, postulam mesmo que os olmecas terão criado os antecessores de muitas das divindades mesoamericanas mais tardias.

 

Referencias

https://www.academia.edu/38615550/CENTRO_BRASILEIRO_DE_ARQUEOLOGIA_A_PR%C3%89-HIST%C3%93RIA_DA_MESOAM%C3%89RICA;

http://www.trf3.jus.br/documentos/emag/Cursos/435_-_Historia_da_Arte_-_Modulo_I_-_Idade_Antiga/9o_Encontro/09_HA_Arte_Precolombiana.pdf;

http://www.usp.br/cema/images/stories/pdf/artigos_eduardosantos_fonteshistoricas.pdf.