Geográfica económica é um ramo de saber que se dedica em investigar sobre a produção, intercâmbio e consumo de bens que levam a cabo os seres humanos em diferentes áreas do mundo.

Surgimento

A geografia económica como um ramo de saber conheceu os seus primeiros alicerces na Europa Ocidental (Alemanha) sob a influência de Carl Ritter e se desenvolveu desde o fim dos anos 1850. Depois o estudo e domínio da mesma expandiu se para outras partes da Europa a título de exemplo: França e Inglaterra. Difundiu ainda para América (EUA) depois para a Ásia (Japão).

Objetivos

Existem vários objectivos da Geografia económica desde o seu surgimento como um ramo de saber, dentre eles destacam se os seguintes:

  • Descrever a diferenciação de regiões económicas num tempo onde as ferrovias e a navegação a vapor abriram novas possibilidades de especialização produtiva;
  •  Compreender no espaço geográfico a dinâmica dos agentes económicos no âmbito do crescimento e desenvolvimento económico como: a produção de géneros alimentícios (cereais, carne, leite, manteiga, queijo, oleaginosos, vinho), das matérias – prima (seda, lã, algodão), de energia (carvão, petróleo, hidro – electricidade), e de produtos industriais (têxteis, mecânicos, químicos);
  • Descrever os países exportadores, os fluxos das mercadorias e os mercados onde as transacções comerciais ocorreram;
  • Reflectir sobre as condições do desenvolvimento sustentável;
  • Fazer uma distinção entre os países industrializados, os novos países industrializados e os países atrasados, etc.

Enquadramento da disciplina no campo das ciências geográficas

Para  melhore compreender  este campo de saber passa primeramente de saber enquadrar no campo das ciências geográficas. Como é do nosso conhecimento que, a geografia é uma ciência que estuda os  fenómenos sociales e físicos que se manifiestam sobre a superficie da terra, as causas da sua ocorrência  e desenvolvimento e as estrategias de metigacao  dos mesmo no espaço geográfico.

E, a geografia por seu trurno, subdivide se em geografia fisíca, biológica  e humana onde se enquadra a geografia económica. (Vide o esquema abaixo).

 

Bibliografia

CLAVAL, Paul. Geografia Económica e Economia. In: GeoTextos. Paris, 2005.

MORALES, Hugo Sandoval. Geografia Económica. Estado de México, 2012.