Localização

Indonésia é o maior arquipélago do mundo, constituído por 13667 ilhas, estendendo-se da ponta Oeste a 5000 km e de Norte a Sul sobre 2000 km. Reúnem-se centenas de ilhas a grandes territórios insulares como Java, Sumatra ou Kalimantan que são maiores que muitos dos grandes países da Europa. Este território foi uma colônia Holandesa e durante o período colonial era conhecido por Índias Holandesas porque foi ocupada pelas costas holandesas das ilhas orientais. Os indianos da Indonesia tem uma origem predominantemente Malaia, os grupos étnicos mais diferenciados são os javaneses, os sondaneses e os balineses que habitam a ilha de Bali.

Dominação

Foi convertida durante os séculos XVII e XVIII, num campo de rivalidades entre espanhóis, portugueses, holandeses e ingleses que também criaram a sua própria companhia. No final do século XIX as potencias européias chegaram a um acordo e reconheceram os direitos da Holanda sobre as ilhas orientais( holandesas) e a companhia foi substituída pelo próprio reino em suas tarefas coloniais. A dominação pelos países baixos durou ate 1942 quando as forcas invasoras japonesas derrotaram os europeus, estabelecendo um regime colonial semelhante ao anterior.

 Processos de descolonização

Os Holandeses percorreram sistematicamente a Indonésia desde 1596, onde a partir do domínio mercantil transformado em dominação política com um curto intervalo Frances e Inglês administrou de acordo com tratados e convenção colonial ate ao século XX, centrando largamente o estado em Batávia (Jakata). Começa a se densevolver como noutros horizontes asiáticos através de correntes e programas intelectuais (Budi Utomo e Sarekat Islam). Descobrem se dois movimentos animados por intelectuais e comerciantes que procuravam defender os interesses locais e regionais contra os da metrópole. A estes dois movimentos soma-se  o partido Comunista indonésio(PKI) que a partir de 1920 começa a desenvolver um sindicalismo mais activo que provocou movimentos grevistas nos anos 1926/27.

Na década de 1930 surgiram outras organizações cujo passo importante foi dado na luta para a independência, reunindo oito organizações nacionalistas e convocando nesse mesmo ano, um congresso do povo, adoptando os eixos e símbolos fundamentais da independência e da identidade nacional: uma língua nacional (bahasa Indonésia), uma bandeira e um hino nacional (Indonésia Raya). Em 1942 os principais lideres nacionalistas (Mohamed e Sukarno), acolheram os novos ocupantes como irmãos asiáticos e libertadores do colonialismo holandês e proclamaram a independencia da Indonesia.

Independência      

A independência e afirmação nacional da Indonésia são fenômenos recentes, datam de 1945, quando em comunicação com a II Guerra Mundial e a crescente afirmação política e cultural da Indonésia, procurando libertar do colonialismo depois dos séculos da ocupação Holandesa. Com a derrota japonesa em 1945 os dois dirigentes nacionalistas, Sukarno e Mohamede Hatta, proclamaram a independencia da Republica Indonésia que não foi reconhecida pelos holandeses. O retorno das tropas holandesas abriu um período de lutas ate que a mediação da ONU e a pressão dos EUA, levou á solução conciliatória onde a Holanda reconheceu a independencia da Indonésia que compreendia todas as antigas Índias Orientais Holandesas com a exepção da Nova Guiné Ocidental; cria-se a união dos países baixos em 1949 que a Indonésia era parte igualitária, cabendo á Rainha holandesa  encabeçar a união. 

 Indonésia apôs independência

A solução do compromisso não chegou a se consolidar por causa da resistência da Indonésia que, inclusive reevindicava a Nova Guiné Ocidental, disso resultando a dissolução da união em 1954 e a anexação do território contestado graças á interferência da ONU em 1963; face a isto, o presidente Sukarno desenvolveu uma política externa baseiada no Neutralismo agressivo, tendo reunido em Bandung importante conferência de países afro-asiáticos em 1955, os quais formularam os princípios da coexistência pacífica e do neutralismo. Dez anos depois um golpe de Estado dirigido por Suharto anulou a nacionalização do petróleo então estabelecida, seguindo se violento massacre de elementos acusados de serem comunistas, tendo levado a Indonésia a abandonar suas posições neutralistas e suas ligações com a China, assumindo posições ocidentalistas e pro-norte-americanas.

Criação de um novo governo em 1950 que proclamou uma constituição unitária denunciando a união com a Holanda;

Sérios obstáculos encontrados pelo novo governo na tentativa de criar um estado viável partindo da grande variedade cultural e linguística dos seus habitantes;

Esporádicos leventes dos grupos muçulmanos e dos movimentos anti-republicanos liderados pelos holandeses;

Fim da democracia liberal e instauração de um regime chamado sistema de democracia dirigida em que o presidente era a autoridade máxima;

Formação do movimento dos países Não-Alinhados que pregava a neutralidade entre os dois grandes blocos ideológicos da época;

Incentivo dos investimentos estrangeiros pelo governo; recende créditos dos estrangeiros;

Aumento dos preços mundiais e das exportações do petróleo ajudou na recuperação da produção após a crise econômica;

Aumento das desigualdades econômicas e sociais sobre tudo no que se refere a falta de terra para os camponeses de Java;

A crise cambial que afectou todo o sudeste asiático a partir da instabilidade da bolsa de Hong Kong.

 

Referencias

https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Nacional_da_Indon%C3%A9sia;

https://www.terra.com.br/noticias/1946-indonesia-luta-pela-independencia,72ba1cfe37c7491b6d42a2a62a46443d6ni0RCRD.html;

https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/40289/000828062.pdf?sequence=1.