Projeções cartográficas:

É a representação de uma superfície esférica num plano (o mapa). É um sistema plano de paralelos e meridianos sobre os quais pode-se desenhar o mapa. A esfera sofre deformações quando projetada num plano (quanto distâncias, áreas e ângulos).

Equidistância: projeções que mantém as distâncias corretas. Equivalência: projeções que mantém as proporções corretas entre a área e o mapa. Conformidade: projeções que mantém a igualdade dos ângulos na Terra e no mapa.

Classificação das projeções:

Projeção cilindra: (Cartógrafo Mercator) é feita sobra um cilindro, muito usada para confecção dos planisférios, onde paralelos e meridianos são representados por linhas retas que se cortam em ângulos reto. Apresenta distorções nas altas latitudes. Mapa Mundi.

Projeção cônica: A superfície é representada sobre um cone imaginário. Mapas regionais. Os meridianos são linhas retas e convergentes, e os paralelos são círculos concêntricos.

Projeção azimutal: Projeção da superfície terrestre num plano. Os meridianos são linhas retas divergentes e paralelos são círculos concêntricos. Preferidos para representar as regiões polares.

Projeção de mollweide: Não utiliza superfície de contato, onde os paralelos são linhas retas e os meridianos, linhas curvas. EX.: Planisfério.

Estereográfica: Mapa Mundi.