Conceito:

Mayer defende que a “indústria é um processo de transformação mecanizado ou semi-mecanizada dos recursos naturais e sub-produtos em produtos acabados” em benefício social da civilização cultural, económica e em benefício da civilização humana.

Corresponde ao conjunto de actividades produtivas que se caracterizam pela transformação de matérias-primas, de modo manual ou com auxílio de máquinas e ferramentas no sentido de fabricar mercadorias.

A actividade industrial é aquela pela qual os seres humanos transformam matéria-prima em algum bem, acabando ou semi-acabado

A actividade industrial é à base do desenvolvimento económico mundial desde o século XVIII. As indústrias foram os primeiros estabelecimentos a empregar trabalhadores assalariados em grande número e na actualidade são responsáveis pela automação cada vez maior do processo produtivo em substituição a força da mão-de-obra.

Origem da actividade industrial na visão de Diakov, Hobsbown e Mayer

Para Diakov, o ser humano já nasce como um ser eminentemente industrial. Transforma o meio para a sua sobrevivência…

Segundo Hobsbown, o homem já nasce como um ser industrial e transforma o meio por instinto. Para este, o homem possui uma atitude industrial e considera a fase antes da R.I como a pré-história da indústria.

Mayer se apoia a Diakov e acrescenta que, a indústria deve ser um processo inovador quanto as suas técnicas e tecnologias e deve responder aos desafios sociais, económicos, culturais, políticos e acima de todos os desafios ambientais para responder aos desafios da pós-modernização.