A superfície do território moçambicano não é igual. Ela apresenta zonas altas e outras baixas, como resultado de muitos acontecimentos que se registam na superfície da Terra e, no interior da Terra.

Tais acontecimentos incluem vulcões, tremores de terra, etc. Sendo assim, o relevo de Moçambique apresenta-se em forma de escada. A altitude aumenta à medida que caminhamos do litoral para o interior

As formas de relevo de Moçambique

Planície

É a superfície que se estende ao longo do litoral, cujas altitudes não ultrapassam os 200 metros.

Planalto

Um terreno extenso quase plano que apresenta altitudes que variam entre 200 a 1000 metros.

Os planaltos encontram-se logo a seguir às planícies e são planaltos a destacar: Marávia-Angónia, na Província de Tete, Chimoio, na província de Manica, Lichinga, na província de Niassa,e Mueda, na província de Cabo Delgado.

Montanhas

Chama-se zonas de montanha aos lugares da superfície terrestre que apresentam altitudes superiores a 1000 metros.

As principais montanhas estão localizadas no centro e norte de Moçambique e as mais importantes são:

Cadeia montanhosa Maniamba-Amaramba, que está localizada na província de Niassa, onde a serra Jéci apresenta as maiores altitudes, 1836 metros.

Formações Chire-Namúli, na província da Zambézia, tem como pontos mais elevados o monte Namúli, 2419 metros e a serra Imago, com 1807 metros.

Cadeia de Manica, estende-se ao longo da fronteira entre a província de Manica e o território zimabweano. Nesta cadeia localiza-se o monte Binga, que é o mais elevado do país com 2436 metros.

Também nesta cadeia encontramos o Monte Goróngué, com 1887 metros e a serra Choa com 1844 metros.

A cadeia dos Libombos estende-se ao longo da fronteira com a África de Sul, nas províncias de Gaza e Maputo. As altitudes desta cadeia não atingem os 1000 metros, porém no conjunto do relevo do sul de Moçambique, ela destaca-se por ser a única formação elevada. O ponto mais elevado desta cadeia é o Monte Mponduíne, com 801 metros, e esta localizada no distrito da Namaacha, província de Maputo.

O clima de Moçambique é tropical de monções, havendo a registar a existência de uma estação das chuvas sob a ação da monção marítima de nordeste (que decorre entre novembro e março) e de uma estação seca sob a influência da monção terrestre de sudoeste (de abril a outubro).

É de salientar que a região norte é mais húmida que a do sul, facto ao qual não está alheia a influência das monções vindas do oceano Índico e que atingem com maior incidência a costa norte, já que a costa sul está de certa forma protegida pela barreira geográfica constituída pela ilha de Madagáscar. As zonas de altitude superior a 1000metros têm um clima tropical de altitude que se aproxima, pelas suas características, dos climas temperados.