Principais Pensadores e os devidos acontecimentos

Pitagoras de Samos (570-496 a.C.)

Deu a Copérnico a primeira ideia de que o Sol era o centro do Universo. Acreditava que a Terra, as estrelas, os planetas e o Universo como um todo eram esféricos e que os caminhos percorridos pelos planetas fossem circulares

Aristóteles (384-322 a.C.)

Admitiu a esfericidade da Terra baseado nas observações da sombra da Lua na Terra em ocasiões dos eclipses e o posicionamento dos astros na abóboda celeste e seu deslocamento durante as viagens no sentido Norte-Sul e vice-versa, mas não apenas tratou deste tema, fez também relações aos aspectos físicos e humanos, como a variação do clima com a latitude, a relação entre as raças humanas

Tales de Mileto (624-556 a.C.)

Preconizou a existência de um princípio ou substância fundamental, a água, para explicar a estrutura e funcionamento do cosmos. Especulou sobre as dimensões e a orbita do Sol e da Lua, mediu o intervalo entre o solstício e estudou as estrelas. Ainda afirmou a redondeza da Terra baseado nos conhecimentos adquiridos dos egípcios e dos caldeus.

Anaxímenes de Mileto (588-524 a.C.)         

Admitiu que a luz da lua é proveniente do sol e que o bloco fundamental de toda a matéria provinha do ar e não da água. Ele estabeleceu o princípio do geocentrismo, que permaneceu até Galileu.

Anaximandro de Mileto (610-547 a.C.)

Elaborou o primeiro mapa grego de que se tem notícia, viajou e escreveu relatos das suas viagens, é provável que tenha sido o inventor do gnómon, instrumento que serve para medir a altura do Sol.

Hecateu de Mileto(546-480 a.C.)

Elaborou o segundo mapa da antiguidade, viajou por toda parte do mundo conhecido, escreveu a descrição da Terra, obra ilustrada por um mapa onde a Terra é representada por um disco com água em sua volta.

Eratóstenes de Cirene (285-194 a.C.)

Demonstrou a existência da curvatura da Terra e calculou suas dimensões com notável precisão, também localizou mares, terras, montanhas, rios e cidades no primeiro sistema de coordenadas geográficas, no qual estavam presentes as latitudes e as longitudes. Estudou, ainda, questões relativas à hidrografia e à climatologia, às zonas climáticas e às cheias dos rios, notadamente aquelas relativas ao Nilo.

Heródoto de Halicarnasso (485 a.C.- 420 a. C)

Aficonsiderado o pai da História e da Geografia, inseriu a história dos povos no contexto geográfico. Suas crónicas registam a génese da Geografia Regional e retractam os mais diferentes e distantes países. São conhecidas suas viagens à Fenícia, ao Egipto e à Babilónia.

Ao estudar as cheias do rio Nilo, Heródoto associou a sua desembocadura à letra grega delta, razão pela qual é encontrada até os dias atuais a foz em delta nos livros escolares. Ao escrever sua história, ele sempre compunha a descrição dos factos com os aspectos geográficos. Ele pode ter sido o primeiro a expor as dependências deterministas entre o meio e o homem, forma de compreender a relação sociedade-natureza antes mesmo do surgimento da Geografia de carácter científico.

Estrabão (63 a.C. -24 d.C.)

Seleccionou todo o conhecimento clássico sobre Geografia. Escrita na era cristã, sua Geografia, em 17 volumes sobre o período em que Jesus Cristo viveu. Ensinava que os geógrafos não deviam preocupar-se com o que estava fora do mundo habitado.

Ele foi um grande viajante, tendo descrito no seu livro várias partes do mundo daquela época, sendo assim até hoje, considerado um dos mais importantes geógrafos da Antiguidade. Tinha como metodologia geográfica a localização e delimitação dos aspectos físicos de uma região seguidas da descrição da população, com suas lendas, costumes e actividades económicas.

Cláudio Ptolomeu (90 -168 d.C.)

Interessou-se pelas técnicas de projecção cartográfica e elaboração de mapas. Em sua obra Geografia, de 8 volumes, traz os princípios de construção de globos e projecções de mapas, indica os princípios da Geografia, Matemática e da cartografia, além de organizar um grande vocabulário com todos os nomes de 8000 lugares que conhecia, localizando-os por meio da latitude e da longitude.

Imaginou um sistema cosmológico concêntrico, com a Terra no centro do universo, tendo-se os outros corpos celestes descrevendo órbita ao seu redor, Essa teoria é conhecida, comummente, como Teoria Geocêntrica segundo a qual a terra é o centro do universo e que o sol, os planetas as estrelas giravam em torno dela.