Os problemas demográficos geram o super-povoamento. Em Moçambique ter muitos filhos continua a ser a principal forma de protecção social, ao dispor da maioria da população moçambicana. Três razões explicam este facto. O tipo de regime demográfico prevalecente nos séculos passados e, no ultimo meio século transição demográfica em curso lenta, incipiente e atrasada, quando comparado com o processo de transição demográfica global.
A elevada dependência da maioria da população de uma economia de subsistência precária, comparativamente a exígua economia de mercado capitalista. A carência de infra-estruturas institucionais, nomeadamente um sistema financeiro formal informal, capaz de proporcionar acesso amplo e efectivo a maioria da população.
Problemas demográficos
Os principais problemas demográficos actuais em Moçambique são: habitação, educação, desemprego, saúde, pobreza, fome e meio ambiente.
Habitação
um dos problemas que população enfrenta e habitação maioria das pessoas vivem em casas precárias, com espaços pequenas sem condições de higiene e sobrelotadas. Esta situação facilita a propagação de doenças e destruição das casas em casos de ventos fortes, inundações, etc. As casas devem ser reconstruídas periodicamente.
Educação
Após a independência, o governo incitou um grande esforço para diminuir analfabetismo através de campanhas levadas a cabo nas zonas rurais não só acelerou ainda a construção de escola de nível básico em todo território nacional tendo aumentado os números de professores de uma forma significativa. O sector da educação com seus programas de educação primária e educação profissional realçando o esforço para elevado participação das raparigas.
Desemprego
A falta de emprego tem afectado numerosas famílias que se vem obrigada a praticar o comércio informal. Outros ainda emigram para países vizinhos em particular na áfrica do sul. O desemprego conheceu um certo aumento nos últimos anos devido a politica de privatização de várias empresas bem com a descapitalização consequente falência de muitas outras. As mulheres e jovens são os que registam maior número de desemprego. O sector de comércio com seus programas de dinamização da comercialização focalizando as zonas rurais.
Saúde
Amortalidade particularmente infantil conheceu uma diminuição significativa logo pós a independência fruto da campanha de vacinação e o alargamento da rede sanitária. Com tudo muitas doenças como a malária e a cólera afectam a população. A sida nos últimos anos tem sido um grande contribuírem para que as taxas de mortalidade continuem altas.
Pobreza
em Moçambique é profunda como resultado de muitos anos de conflito armado e declínio económico. Actualmente estima-se que dois terços da população de moçambique vivem em pobreza absoluta. A prioridade do governo é combater a pobreza, melhorar as condições de vida dos mais vulneráveis e conseguir um crescimento económico sustentável.
Em Moçambique, os indicadores de desenvolvimento humano estão em entre os mais baixo a nível internacional. A fome e falta de alimentos é uma das razoes que provoca as doenças como malária e anemia. Em Moçambique, a ma nutrição tem uma etiologia múltipla. As intervenções para combate-la.
Alguns dos sectores chaves neste combate interceptor a má nutrição os seguintes:
o sector da saúde com seus programas de saúde, o sector da agricultura com seus programas de desenvolvimento rural, aumento da produção agrícola e segurança alimentar. Contudo a insegurança alimentar é devido a:
- Solo arável limitado;
- Crescimento rápido população;
- Degradação de solos;
- Escassez de água;
- Problemas de irrigação;
- Tecnologia e técnicas rudimentares.
Meio ambiente
Entre os problemas ambientais incluem-se, embora com carácter localizado, pressão sobre uso dos recursos naturais resultante da migração de populações, abate indiscriminado da fauna e tráfico de marfim observados durante o período da guerra civil, exploração de outros bens de alto valor comercial, exploração excessiva de madeira comercial, desnatamento, disponibilidade limitada e qualidade de agua, poluição industrial degradação da qualidade do ar. Consequentemente, a poluição dos locais afectados tem sofrido com nível de degradação ambiental especialmente nas zonas urbanas, a produção do lixo em grandes quantidades, associado ao alto nível de pobreza que são determinantes para o quadro epidemiológico.
Causas de problemas demográficos
- Elevada fecundidade da mulher
- Fecundidade na juventude
- Queda da taxa bruta de mortalidade
- Compensação da mortalidade
- Casamento prematuro
- Falta de aderência ao planeamento familiar.
Consequência de problemas demográficos
São consequências de problemas demográficos a abertura de vastas áreas de cultivos a construção de novas casas e infra-estruturas indispensáveis. Ta como no campo e na cidade obrigando homem na destruição de espécies vegetais e animais e consequente alteração de todo espaço geográfico pese embora o fraco ou forte nível de desenvolvimento são visíveis as consequências poluição da água, atmosfera, o derramamento de combustíveis nas estradas e nos centros urbanos.