Clima Tropical Húmido
Devido à sua situação na costa Oriental de África, todo litoral moçambicano está sujeito a influência da corrente quente do Canal de Moçambique-Agulhas e dos correspondentes ventos dominantes marítimos do quadrante leste.
Desta maneira a região sul de Moçambique, o clima tropical húmido é resultado da influência da corrente quente do Canal de Moçambique-Agulhas e dos ventos alísios desde o rio save ate a rio Maputo.
Clima modificado pela altitude
Este clima sofre a influência dos ventos alíseos húmidos que reforçam as condições para a ocorrência de chuvas orográficas.
Este facto é registado na parte ocidental de Gaza e Maputo, (Montes Libombos) devido a altitude.
Clima tropical seco e semiárido
Devido a influência da corrente Moçambique-Agulhas, verifica-se uma certa disposição meridional das isoietas possuindo as regiões mais afastadas do litoral climas secos e semi-áridos. Nestas regiões do interior na estação seca, os totais mensais pluviosidade baixam consideravelmente durante 3 a 5 meses, alguns deles, sem qualquer queda pluviométrica.
Esses climas são registado em pafuri, Chicualacuala, Massingir e Guija na província de Gaza mas também em alguns distritos do interior de Inhambane e Maputo sofrem consequências do clima semiárido.
Então o clima tropical seco e semiárido é resultado devido a continentalidade.
Bibliografia
Dos MUCHANGOS, Aniceto. MOÇAMBIQUE Paisagens e Regiões Naturais. Tipografia Globo, Lda. 1999.