As reservas são zonas criadas para proteger e preservar espécies raras da flora e da fauna, ameaçada e em risco de extinção.
As reservas são: Reserva do Niassa, na província do Niassa, não tem ainda os limites bem definidos; por isso não se conhecem ainda completamente as espécies que existem nesta reserva.
Reserva do Gilé, localizado do distrito do Gilé, na província da Zambézia. Possui uma grande variedade de espécies típicas de Moçambique.
Reserva de Marromeu, localizada na parte norte da província de Sofala. Existem diversas espécies de mamíferos, mas os búfalos são os que existem em número muito elevado. Por isso se têm organizado campanhas de abate controlado de búfalos nesta reserva.
Reserva do Pomene, na província de Inhambane.
Reserva de Maputo, localizada no distrito de Matutuine, na província de Maputo. Possui entre outras espécies, o rinoceronte branco, que é uma espécie rara no continente africano. Os inúmeros pântanos e lagoas existentes nesta reserva são os locais preferidos dos flamingos, rãs, peixes e outras espécies. Por isso esta reserva é considerada um autêntico museu biológico.