O homem colabora directamente com as ações devastadora no processo erosivo, e são várias atitudes tomadas por ele, que fazem com que isto aconteça. Vejamos a seguir:

Desmatamento ou desflorestamento

O Homem derruba florestas inteiras para dar lugar a cidades, estradas, pastagens ou para retirar madeira ou mesmo para a prática da agricultura. Ao eliminar os vegetais do solo, ele fica desprotegido e as camadas da superfície vão sendo carregadas pelo vento e pela água da chuva. O solo desprotegido também fica sujeito à ação do sol, que acaba com reservas de umidade dele, deixando-o quebradiço e rachado.

O desmatamento não prejudica somente a agricultura. Ela cava buracos profundos no solo, provocando desbarrancamento de estradas, construções e até mesmo cidades provocando acidentes terríveis.

Uso errado do solo na plantação

Outra forma de colaborar para a destruição do solo é o plantio feito de modo errado. Muitas vezes o lavrador usa processos superados, que acabam favorecendo a erosão. É o caso de plantações em terreno inclinado, em que a semeadura é feita no mesmo sentido do percurso da água, quando chove a enxurrada leva toda a terra.

Queimadas descontroladas

Na época do plantio, para limpar o terreno e prepará-lo para receber as sementes, os agricultores costumam colocar fogo nas áreas em que vão plantar. Essa prática é muito usada no Brasil e recebe o nome de queimadas. Esta prática é condenável, porque a queimada destrói as substâncias nutritivas às plantas e mata os microrganismos que compõem os restos orgânicos que enriquece o solo. As queimadas também deixa o solo desprotegido de vegetação fazendo aumentar a erosão pluvial.

As pedreiras

São áreas abertas em grandes montanhas para a obtenção de pedras para a construção civil e para o calçamento de cidades. O homem vai retirando todas as rochas da região com o passar dos anos essas regiões ficam cheia de grandes buracos e aumentando a erosão.

A Mineração

A mineração geralmente provoca grandes danos ao ambiente colaborando para aumentar a erosão. Porque para se retirar o minério, quase sempre é necessário remover a floresta, alterar o solo, destruir os rios e muitas vezes são usadas substâncias toxicas que contamina o solo. E quando acaba o minério na área, o que resta são enormes buracos que com o tempo aumentarão ainda mais, com o processo de erosão pluvial, pois o solo desprotegido e contaminado não haverá possibilidade de vegetais sobreviver ou nascer nessa área

Erosão nas cidades

A erosão nas cidades acontece por falta de panejamento a ausência de pavimentação, traçado inadequado das ruas e deficiência no sistema de drenagem das águas de chuva e esgoto. Na periferia das grandes cidades, o problema é mais grave por causa da expansão descontrolada da população, onde loteamentos e conjuntos habitacionais são feitos em locais onde o solo é inadequado e muitas vezes casas são construídas em morros e barrancos sem nenhuma proteção vegetal causando assim muitos acidentes.

 

Bibliografia

David – Juvenal – Alvim – Grassi, Ciências & Realidade, 5ª série, Editora, São Paulo, 1992.

Cruz, D.- Ciências & Educação Ambiental – 5ª série, Editora Ática, São Paulo, 1998.

Barros, C., Ciências – Meio Ambiente-Programa de SaúdeEcologia -5ª Série, Editora Ática, São Paulo, 1994.