Definir-se-á o (objecto de estudo) para facilita a compreensão do objecto do estudo da geografia.

Quando se fala do assunto de que uma ciência se ocupa, é falar do seu objecto de estudo. Trata-se do seu campo da investigação. O objecto pode ser entendida como o conjunto de problemas sobre os quais uma área de conhecimento se debruça. No caso da ciência geográfica o espaço foi e continua ser o objecto central do estudo.

Tudo que existe no espaço depende da interconexão entre a natureza e o ser humano. A natureza é a fonte e a base de sustentação material e espiritual das sociedades e é sobre esta que recai toda a actividade humana. Os recursos naturais como a agua, a madeira, petróleo, argila e outros, nada mais são do que aspectos da natureza.

Deste modo, a accão do Homem reelabora e transforma os elementos naturais e o ambiente ao fabricar plásticos a partir do petroleio, ao construir represas e centrais hidrelétricas, ao inventar meios de transporte e comunicação para encurtar as distâncias.

Por tanto, o espaço geográfico, não é apenas a morada da sociedade humana, mas sim, a principal realidade que cada momento sofre a influência antropogénica, ou seja, a sua transformação devido a acção humana.