Chuvas conectivas

Geralmente ocorre nas regiões tropicais. A humidade relativa assenta se a condensação sob forma de nuvens, que mais tarde provocam precipitações fortes num curto período de tempo acompanhada de trovoadas e granizo.

Chuvas orográficas ou de relevo

Esta subida promove o arrefecimento do ar, que depois de atingir o ponto de saturação, o vapor de água condensa formando nuvens que provocam precipitações. No topo pode ocorrer a queda de neve. Ocorre nas regiões montanhosas.

Chuvas convergentes ou ciclónicas

Ocorrem quando ventos de direções contrárias convergem numa determinada área e o ar é obrigado a ascender. À medida que sobe, a temperatura diminui reduzindo o ponto de saturação e provocando a formação de nuvens. Estes tipos de nuvens ocorrem nas regiões de baixas pressões equatoriais e subpolares.

Chuvas frontais

Quando duas massas de ar com temperatura e humidade deferentes se encontram, resulta uma ascensão do ar, isto porque a massa do ar mais quente eleva-se por cima da massa do ar mais fria.

Na superfície frontal fria, formam-se nuvens com desenvolvimento vertical que provocam aguaceiros fortes, acompanhadas de granizo e trovoadas.

Na superfície frontal quente, em que a massa do ar quente cavalga sobre a massa do ar frio, formando-se nuvens com desenvolvimento horizontal, que ocasionam chuvas de fraca intensidade de forma ininterrupta. Este tipo de chuva acontece principalmente nas regiões temperadas.