Clima – refere-se a sucessão dos arios tipos de tempo duráveis, característicos de uma região, num determinado intervalo de tempo definido, convencionalmente de trinta anos (Segundo a Organização Mundial de Meteorologia).

Classificação dos climas segundo Koppen e Thornthwaite

Charles Waren Thornthwaite, em 1931 introduziu uma nova classificação e em 1948 ampliou os estudos ao encarar o balanco de agua como um factor do clima dando origem à classificação climática de Thornthwaie, que considera que o clima de local pode ser descrito por quatro parâmetros que se referem ao índice hídrico (Ih), a evapotranspiração potencial no ano permitiu à criação de nove divisões climáticas. Ao passo que, em 1918, Koppen classificou os climas com base na vegetação natural, que consistiu nos cinco grupos determinados pelo botânico De Candolle, atribuindo uma letra maiúscula a cada zona terrestre2: zona equatorial(a); zona árida (B); Zona temperada com Invernos suaves (C); Zona temperada com Invernos rigorosos (D); e Zona polar(E). Em seguida é atrebuida a uma letra que considera precipitação e aterceira à temperatura do ar.

Caracterização dos climas, vegetação e fauna

  1. Climas quentes: equatorial, tropical seco e húmido e desértico;
  2. Climas temperados: ma ritmo e continental temperado mediterrânico;
  3. Climas frias: desérticos, sub polar e polar;
  4. Clima de altitude.

Climas quentes

São assim, chamadas por causa da elevada temperatura média anual. Localizam se até aps 300 Norte e Sul de latitude, com temperaturas médias anuais acima de 200c, sendo as regiões de latitude mais baixa, com clima muito quente, com uma regularidade térmica e fluviométrica, sem distinção das estacoes do ano.

O que distingue os vários climas é o comportamento da precipitação, pois a temperatura matem-se elevadas em toda a região intertropical. Já a precipitação apresenta uma tendência para diminuir á medida que afastamos do equador.

Clima tropical

As regiões de latitude mais baixas têm um clima muito quente e muito húmido. Pois trata-se do clima equatorial, caracterizado por uma regularidade térmica e pluviométrica. Localiza se ao longo do equador entre 50 a 250 de latitude, nas margens orientais dos continentes expostos aos ventos alísios. Abrangem as bacias do Amazónias e Congo, as ilhas Insulíndia e a parte da costa da América central.

Clima tropical

Subdivide-se em dois subtipos, tropical húmido e tropical seco, consoante a quantidade de precipitação.

O clima tropical húmido apresenta uma temperatura elevada ao longo de todo o ano, a precipitação é abundante, apesar de ser inferior a do clima equatorial.

O clima tropical seco apresenta uma precipitação não abundante, concentrando se num reduzido número de meses.

Apresenta florestas menos densa e mais baixa do que a floresta equatorial, árvores de folha caduca no clima húmido e apresentando formação vegetal herbácea alta e densa com árvores espaçadas das outras, arbustos espinhosas e raízes profundas e ramificadas, no clima seco.

Clima desértico quente

Apresenta temperaturas muito elevadas do mundo, sobretudo quando o sol incide directamente no hemisfério onde se localiza a região em causa, a precipitação é extremamente rara localiza se entre 15 e 300 de latitude Norte e Sul, na zona de altas pressões tropicais e de subsistência do ar, abrangendo o Norte do México e o Sudeste dos EUA, todo o Norte de África e uma parte da África do sul, Arábia.

Climas temperados

Localizam-se nas temperaturas de ambos hemisférios, fazem a transição entre os climas quentes e frios, subdividem-se em:

Clima temperado marítimo

Localiza se em regiões próximos do mais e elevadas, superiores a 1000 mm, com ventos continentais de oeste.

Clima temperado mediterrâneo

Segundo SILVA (1989) localiza se nas faixas entre 30 e 400 de latitude Norte e Sul, na qual o inverno é pouco vincado, nas margens do mar mediterrâneo (Sul da Europa), apresenta verão bastante quente e o invernos são suáveis, com temperaturas medias anuais altas que nos clima oceânicos e continentais.

Clima temperado continental

É típico das regiões temperadas locadas no interior dos continentes, a temperatura e a precipitação apresenta irregularidades ao longo do ano.

Predomina uma floresta mista, que reúne espécies de folha caduca e espécies de folha persistente, como o pinheiro e o cedro. Nas regiões mais secas e frias, predomina a pradaria.

Climas frias

Esta aglomeração climática localiza se nas zonas de altas latitudes, portanto, nas zonas polares, é limitas a sul pela isotérmica de 100C para o mês mais quente, subdividem-se em clima subpolar e clima polar.