Os transportes e comunicações sempre desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento económico e social. Este papel rege-se pelo facto de que o transporte participa do processo produtivo de cada ramo da economia dos diversos países. Paralelamente, as comunicações desempenham obviamente uma importância capital, visto que favorecem os fluxos, as trocas ou a transacção de informação, valores ou capitais ao nível do globo.

Com efeito, constata-se que ambos são indispensáveis para o crescimento económico, dado que eles continuam e finalizam o processo de produção, transportando o produto desde a fonte até ao lugar de consumo e através do papel publicitário ou do marketing, imprimido pelas tecnologias de informação e comunicação. Através desta função, está implícito o papel de distribuição das forças produtivas de cada país, região ou continente. Por exemplo, os meios e as vias de transporte e comunicação ferroviárias e marítimas influênciam, gosso modo, a localização das unidades industriais e de tantos outros serviços.

Assim sendo, podem identificar-se os seguintes contributos dos transportes e comunicações:

Permitem a mobilidade das pessoas desde os tempos remotos até ao presente, o Homem tinha e tem de se deslocar, seja do local de residência ao trabalho e vice-versa, a locais muito distantes para realizar o comércio, turismo, etc. Estas viagens são materializadas graças aos transportes;

Cumprem uma função económica insubstituível – colocam em contacto produtores, comerciantes e consumidores, permitindo deste modo a intensificação dos fluxos comerciais entre os diversos países e/ou regiões. Paralelamente, favorecem a distribuição geográfica das actividades económicas, diminuindo assim os desequilíbrios socioeconómicos regionais existentes entre estes pontos, pois flexibilizam a localização industrial, favorecem a divisão internacional do trabalho, encurtam as distâncias, sobretudo, minimizam o custo da produção;

Aproximam as populações e contribuem para a integração dos grupos sociais e a difusão das técnicas, ideias e culturas;

  • Permitemo fluxo de capitais a nível internacional;
  • Auxiliam no acesso à ciência e à tecnologia;
  • Permitem rapidez de comunicação a nível global;
  • Constituem fontes directas ou indirectas de emprego;
  • Agem como importantes fontes de transmissão de informação.

Desde modo, conclui-se que as condições de conforto e bem-estar de uma sociedade dependem, em parte, de um sistema de transporte e de transporte e de comunicações que permita um rápido e eficiente intercâmbio tanto de bens, mercadorias, valores, ideias, prestação de serviços, como de pessoas.