A caminho de deserto, na zona intertropical, o período das chuvas diminui com o número de meses enquanto que os meses de seca aumentam. Pode se falar da presença de autenticas sociedades agrícolas que fazem da agricultura uma arte, apesar de escassez da agua, pratica si uma agricultura não irrigada, de sequeiro, original paisagens rurais especializadas, baseada na fixação permanente a terra. Estas sociedades rurais sedentárias, apesar de ser rurais, merecem uma referência particular.

Merecem um primeiro destaque as técnicas minuciosa que permitem alimentar fortes densidades humanas (que podem ir este 200 hab/ km2) pela sua cultura intensa. A este tipo de agricultura estão ligadas as mais elevadas desindades humanas em África, devido ao maior rendimento dos solos, graça a criação de gado e estrumacao da terra. Estes grupos têm ainda relação estrita com os povos pastores, de que muitos são sucessores.

A sedentarização agrícola africana foi lenta, passando por formas de transição, da itinerância a agricultura sedentária.

 

Bibliografia

ANDERSON, S. Paul. Princípais paisagens agrárias. 1982;CRUZ, Machado. Reflexos das actividades produtivas na organização do espaço. Porto, 1999.