Conceito de Rochas

Rocha é um aglomerado sólido de um ou mais minerais, ou seja, podem se apresentar sozinhos (rocha composta por um único mineral) ou uma rocha composta por vários minerais.

Também pode ser definida como a união natural de minerais, compostos químicos definidos quanto à sua composição, podem ser encontrados no decorrer de toda a superfície terrestre.

As rochas são classificadas em:

a) Magmáticas ou ígneas – são rochas formadas pelo esfriamento e solidificação de elementos endógenos, no caso, o magma pastoso. São exemplos de rochas magmáticas: granito, basalto, diorito e andesito;

b) Sedimentares – esse tipo de rocha tem sua formação a partir do acúmulo de resíduos de outros tipos de rochas. São exemplos de rochas sedimentares: areia, argila, sal-gema e calcário;

c) Metamórficas – esse tipo de rochas têm sua origem na transformação de outras rochas, em virtude da pressão e da temperatura. São exemplos de rochas metamórficas: gnaisse, ardósia e mármore.

Origem e formação das rachas

As rochas podem ter origens diversos dependendo de cada tipo de rocha: deste modo, pode se observa que:

As rochas magmáticas são oriundas do resfriamento e solidificação do magma. Podem se formar no interior da crosta terrestre, lentamente, pela solidificação do magma, sendo estas denominadas rochas magmáticas intrusivas. Por causa da sua profundidade de formação apresentam cristais grandes. São exemplos dessas rochas o granito, sienito e o gabro.

As rochas sedimentares – se formam pela deposição dos detritos de outras rochas, pelo acúmulo de detritos orgânicos ou de precipitados químicos, provenientes, principalmente, da ação do intemperismo e da erosão, sendo sedimentados ao longo do tempo. Os detrimentos são consolidados por cimento natural, compactação devido a pressão ou reações químicas num processo que é chamado de diagênese, que transforma sedimentos inconsolidados em rocha sedimentar.

As rochas metamórficas se formam pelas transformações sofridas por qualquer outa rocha, quando submetida a novas condições de temperatura e ambiente.

 

Referências bibliográficas

BARELLA, J. E. Tragedia no alto Himalaia. São Paulo: Abril, 2005;CARVALHO, I. G. Fundamentos da Geoquímica dos Processos Exógenos. Salvador: Bureau Gráfica e Editora, 1995;CALMON, A. Movimentos desastrosos. São Paulo: IBC- Instituto Brasileiro de Cultura,   2005;LEINZ, V. ; AMARAL, S. E. Geologia Geral. 11a ed. São Paulo: Nacional. 1989;LOCZY, L ; LADEIRA, E ( 1987). Geologia Estrutural e Introdução a Geotectônica. São Paulo: Edgard Blucher. 1980;TEIXEIRA, W. Decifrando a Terra. Vulcanismo, Produtos e importância para a vida. São Paulo. Universidade de São Paulo.