A taxa de urbanização constitui a percentagem da população urbana em relação ao número total da população num determinado pais, continente. Matematicamente taxa de urbanização é dada pela divisão da população urbana total multiplicado por 100, ora é dada pela seguinte equação:
- TU=x 100, onde:
- TU – taxa de urbanização;
- PU – população urbana; e
- PT – população total.
A cidade não é um fenómeno nem um facto recente, evoluiu com o tempo, onde a população maioritariamente rural dói-se convertendo em urbana. Até 1800, a população urbana mundial não ultrapassava os 5%, na Europa a taxa de urbanização não ultrapassava os 19% em 1800, 28%, em 1850, em 1900 era 44%. Em países recentes como Austrália, Nova Zelândia, a população actual urbana é de 85%.
Antes de 1800, no mundo existiam 21 cidades com mais de 100 mil habitantes, em 1972, o número aumentou consideravelmente passando para 537 das quais metade localizava-se na Ásia e 90 na América Norte. Nos princípios do século XX, o mundo contava com 16 cidades com mais de um Milão de habitantes e actualmente estas cidades são em um número aproximado a 200. A Inglaterra foi o primeiro pai a urbanizar-se e em 1850 já possuía mais de 50% da população urbana. A taxa de urbanização foi intensa nos países que realizaram Revolução Industrial que constituem hoje os países desenvolvidos.
Taxa de urbanização nos países em via de desenvolvimento
Contudo, os países em via de desenvolvimento, tem registado uma elevada taxa de urbanização, que começou a se verificar depois da segunda guerra mundial, e o século XX caracterizou-se pela urbanização destes países, o ritmo de e 1950 devido ao aumento das taxas de crescimento populacional, formam-se grandes cidades para onde as populações do meio rural que se deslocaram em busca de melhores condições de vida, como obtenção de emprego, conforto e ascensão social.
A América Latina é região onde a taxa de urbanização elevada no conjunto dos países em via de desenvolvimento, onde até inícios da decalcada 70 a população urbana é superior em relação à população rural. Os países da África e Ásia pussuiam até 1925 taxa de urbanizacao baixa, irando de 8%, passando param 15% em 1950 e 65% em 1980.
Em geral, até XX o Japão, a Rússia e os países da CEI apresentavam taxas de urbanização altas ordem de 68% e 77% respectivamente. Assim, pode concluir que a o ritmo de crescimento da população urbana, é muito variável dependendo de pais para pais ou mesmo das regiões continentais.
Estrutura urbana: principais teorias da estrutura Urbana
A estrutura Urbana – é a relação urbanística existente no interior do espaço urbano entre diferentes partes que compõe a cidade constituída de cidades antigas e sucessivas zonas habitualmente agregadas concentricamente a partir do núcleo inicial onde se fundou a cidade.
A estrutura urbana procura responder a organização interna da cidade, essa organização é feita de varias teorias que visam explicar a maneira como o solo urbano se encontra organizado, quer através da história do desenvolvimento da cidade, acessibilidade ou valor do solo.