O Trópico de Capricórnio é o paralelo situado ao sul do equador terrestre. É um dos cinco principais círculos de latitude que marcam mapas da Terra. Delimita a zona tropical sul, que corresponde a um limite do solstício, que é a declinação mais meridional da elíptica do Sol sobre o equador celeste. É uma linha geográfica imaginária localizada ao sul do equador e, em 8 de janeiro de 2016, indicava a latitude 23,43721° Sul (ou 23° 26′ 14″ de latitude sul). O trópico de Capricórnio se move, porém muito lentamente, para o norte, à razão de 0,47 (ou 15 metros) por ano.

Variações

Tanto o Trópico de Câncer como o Trópico de Capricórnio têm sua latitude (a qual é consequência da inclinação do eixo terrestre em relação à eclíptica) de 23°26’14” variável. O ciclo de variação tem uma equação bastante complexa. Seu período é de cerca de 41 mil anos – a inclinação variando entre 22,1° e 24,5°. Atualmente, essa inclinação se reduz em cerca de 0,47″ a cada ano. Outro fator que influi nessa inclinação é o movimento den utação, que faz variar esse ângulo em 9,21″, num ciclo de 18,7 anos.

O tropico de Capricórnio aravessa os seguintes países:

De oeste para leste, a partir do meridiano de Greenwich, o Trópico de Capricórnio passa pelos seguintes países: Namíbia, Botswana, Africa do Sul, Moçambique (províncias de Gaza e Inhambane onde o tropico de Capricórnio atravessa a N1 no distrito de Massinga), Madagáscar, etc. além dos países aqui citado, o tropico de Capricórnio faz cruzamento com o: (Oceano Atlântico, Oceano Pacífico, Oceano Pacífico).