O Trópico de Câncer é um paralelo situado ao norte da linha do equador que delimita as zonas equatorial e subequatorial norte. Corresponde à declinação mais setentrional da elíptica solar para o equador celeste. É uma linha geográfica imaginária situada na latitude 23,4372° Norte (ou 23° 26′ 14″de latitude norte). Atravessa 3 continentes e 17 países.

Zênite solar

Nos pontos da Terra exatamente sobre trópicos de Câncer e de Capricórnio haverá ao menos um momento, num único dia por ano, em que o Sol estará em seu completo zênite. Isso ocorrerá na data dos solstícios de verão do despectivo hemisfério.

Nos pontos da Terra entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio haverá um momento, em dois dias por ano, nessa condição de “sol a pino” (zênite). Sobre a linha do Equador essas duas datas são os equinócios (20~21 de Março; 22~23 de setembro), separados entre si por cerca de 6 meses.

Variações

Tanto o Trópico de Câncer como o Trópico de Capricórnio têm sua latitude (a qual é consequência da inclinação do eixo terrestre em relação à eclíptica) de 23°26’16” variável. O ciclo de variação tem uma equação bastante complexa, seu período é de cerca de 41 mil anos, a inclinação varia entre 22,1° e 24,5°. Hoje, essa inclinação se reduz cerca de 0,47″ por ano. Outro fator que influi nessa inclinação é o movimento de Nutação, que faz variar esse ângulo 9,21″ num ciclo de 18,7 anos.

Países atravessados pelo tropico de Câncer

De oeste para leste, a partir do meridiano de Greenwich, o Trópico de Câncer tem os seguintes cruzamentos: Argélia, Níger, Líbia, Egito, Arábia Saudita, Índia, China, Estados Unidos, etc. além desses países, o Tropico de Câncer faz com: Mar Vermelho, Oceano Índico, Oceano Pacífico, Oceano Atlântico