O clima é o conjunto de fenómenos associados às variações do tempo da atmosfera terrestre em um determinado local.

A linha do Equador divide a África em duas partes distintas: o Norte é bastante extenso no sentido este-oeste; o Sul, mais estreito, afunila-se onde as águas do Índico se encontram com as do Atlântico. Quase três quartos do continente estão situados na zona intertropical da Terra, apresentando, por isso, altas temperaturas com pequenas variações anuais.

Localizados no interior do território africano, os desertos ocupam grande parte do continente. Situam-se tanto ao Norte (Dyif, Iguidi, da Líbia – nomes regionais do Saara) quanto ao Sul (da Namíbia – denominação local do Deserto de Calaári). O deserto do Saara ocupa um terço do território africano. Ali são registadas temperaturas superiores a 40º C.

O clima do continente é bastante diversificado, sendo determinado principalmente pela conjunção de dois factores: as baixas altitudes e a predominância de baixas latitudes. Distinguem-se na África os climas equatoriais, tropical, desértico e mediterrâneo. As médias térmicas mantêm-se elevadas durante o ano todo, excepto nos extremos norte e sul e nos picos das montanhas mais altas.

O clima equatorial, quente e húmido o ano todo, abrangem parte da região Centro-o este do continente. Apresenta-se na parte central, com temperaturas que variam entre 25ºC e 30ºC e índices pluviométricos que atingem até 3.000 mm ao ano. Em razão das altas taxas de humidade relativa do ar e da abundância de chuvas, praticamente não existe estiagem, o que proporciona a proliferação de florestas equatoriais.

O tropical quente com invernos secos domina quase inteiramente as terras africanas. As temperaturas médias presentes oscilam entre 22ºC e 25ºC com índices pluviométricos que atingem até 1.400 mm ao ano. Nas regiões onde esse clima predomina existem duas estações bem definidas, sendo uma seca e uma chuvosa.

Do Centro ao Sul, inclusive a ilha de Madagáscar; o clima desértico, por sua vez, compreende uma grande extensão da África, acompanhando os desertos do Saara e de Calaári.

O clima mediterrâneo manifesta-se em pequenos trechos do extremo norte e do extremo sul do continente, apresentando-se quente com invernos húmidos. Apresenta temperaturas mais amenas; nessas áreas as temperaturas variam entre 15ºC e 20ºC.

A pluviosidade na África é bastante desigual, sendo a principal responsável pelas grandes diferenças entre as paisagens africanas. As chuvas ocorrem com abundância na região equatorial, mas são insignificantes nas proximidades do Trópico de Câncer, onde se localiza o deserto do Saara, e do Trópico de Capricórnio, região pela qual se estende o Calaári.