Conceito

Vegetação tundra

A palavra “tundra” deriva do finlandês e significa terra estéril, sem árvores. A tundra é o bioma mais simples em termos de composição de espécies e cadeias alimentares. A tundra é caracterizada por uma vegetação proveniente do material orgânico que aparece no curto período de gelo durante a estação “quente” das regiões de clima frio, apresentando assim apenas espécies que se reproduzem rapidamente e que suportam baixas temperaturas.

Tipos de tundra

Existem dois tipos de tundra: a tundra árctica, ao redor do Pólo Norte e a tundra alpina, no topo das altas montanhas.

As formações vegetais são tipos de vegetação, facilmente identificáveis, que dominam extensas áreas. É o elemento mais evidente na classificação dos ecossistemas e biomas, o que torna importante a observação da escala usada em sua representação, pois os mapas e planisférios que os delimitam trazem grandes generalizações.

Características

Tundra: vegetação rasteira, de ciclo vegetativo extremamente curto. Por encontrar-se em regiões subpolares, desenvolve-se apenas durante os três meses de verão, nos locais onde ocorre o degelo. As espécies típicas são os musgos, nas baixadas húmidas, e os liquens, nas porções mais elevadas do terreno, onde o solo é mais seco, aparecendo raramente pequenos arbustos.