O tamanho de uma população qualquer é o resultado de entradas ou somas e saídas ou subtracções. As entradas ou somas correspondem aos nascimentos e imigrações, ao passo que as saídas ou subtracções correspondem aos óbitos e emigrações.

Assim, ao considerarmos o tamanho da população Moçambicana, ao longo dos tempos, temos que levar em conta não só o crescimento natural como também o saldo migratório, isto é, a diferença entre o número de imigrantes e de emigrantes. É evidente que, no caso da população mundial, as migrações são desconsideradas, pois são priorizadas as taxas de natalidade e de mortalidade. Afinal, nosso planeta não recebe migrantes vindos de fora e tampouco perde população para outro planeta.

A taxa de crescimento ou de diminuição da população é obtida subtraindo-se a taxa de natalidade da taxa de mortalidade. Exemplo: Se as migrações de um país apresentaria um crescimento de 7‰ (19‰ – 12‰ = 7‰). Convém comentar que, ao contrário do que ocorre com as taxas de natalidade e de mortalidade, a taxa de crescimento natural é expressa em percentagem. Assim, conforme o nosso exemplo, a população cresceu a uma taxa de 0,7%.