As indústrias classificam: Classificação clássica e a classificação segundo o destino ou finalidade de produto final.

Classificação clássica – distingue-se as indústrias extractivas, as indústrias transformadoras e as indústrias de construção civil e as obras públicas. Onde as indústrias extractivas – compreendem a produção de matérias-primas brutas (minerais) e de produtos energéticos (carvão, petróleo, gás natural e urânio); indústrias transformadoras – são as que, a partir de matérias-primas brutas ou semi-elaboradas, elaboram produtos acabados ou semi-acabados, com destino a outras indústrias e Indústrias de construção civil e obras públicas – são as que se dedicam a produção de bens materiais, como edifícios, pontes, barragens, estradas, etc.

A classificação quanto ao destino final – distingue-se: indústria de bens de consumo e as indústrias de bens de equipamento. Onde a indústria de bens de consumo – são aquelas cujo produto final não volta a sofrer transformação e é em seguida utilizado pelos diferentes consumidores de forma muito diversa, isto é, sem fins produtivos. Exemplos: indústria alimentar (produção de bebidas) e indústria têxtil (tecidos de uso pessoal) e indústrias de bens de equipamento – são aquelas cujos produtos permitem o funcionamento de outras actividades ou elaboração de outras indústrias, através do fornecimento quer de máquinas, quer de matérias-primas necessárias à obtenção do produto final. Exemplos: industrias siderurgia, a construção naval, a produção de matérias de construção e a metalurgia, etc.

Mas além dos tipos de indústrias acima referidos, actualmente considera-se outro tipo: Indústria de ponta – são indústrias do progresso técnico ligadas a investigação científica moderna, utilizando mão-de-obra, altamente especializada e enormes investimentos de capital.

Referencias

https://mozteorico.blogspot.com/2018/10/industria-em-mocambique-caracteristicas.html;

https://www.researchgate.net/publication/297260035_Industria_e_industrializacao_em_Mocambique_analise_da_situacao_actual_e_linhas_estrategicas_de_desenvolvimento.