Esta teoria surgiu na Alemanha, os Gestaltistas atacaram o introspecismo de Wundt por considerarem que a percepção se da, não como um aglomerado de elementos ou soma de partes, em si como totalidade.

Os Gestaltistas actuam principalmente na área da teoria da forma com contribuição significativa dos estudos da percepção, linguagem, memoria e inteligência.

Esta teoria sugere como uma resposta porque de certas formas agradarem mais que outras, mas não baseadas no substantivo do ‘’feio ou bonito’’ mas sim apoiadas na fisiologia do sistema nervoso, sempre através de rigorosos experimentos e pesquisas.

Segundo a Gestalt a percepção da forma pelo cérebro é sempre uma percepção global dos estímulos, ou seja, o cérebro não percebe isolado, mas sim há relações entre eles.

Esta teoria defende que:

As experiencias psicológicas humanas não são compostas de elementos estáticos e discretos, mas sim de experiencias organizadas e dinâmicas que interagem e se ajuntam mutuamente.

A Gestaltista em oposição dos behavioristas e psicanalistas, defende que a psicologia deve ver e estudar o ser humano como um ser total e não segmentado. O ser humano deve ser visto como um todo, e não como a soma das suas partes (O lema da Gestaltista é: O todo e mais que a soma das suas partes). Quer isso dizer que quando se analisam os processos mentais deve ser levado em conta a análise do processo global do que está ser estudo. O campo básico do estudo da Gestaltista é a percepção humana.

Os psicólogos que preconizaram a teoria da Gestalt, como Köhler, Koffka, defendiam que a experiência e a percepção são mais importantes que as respostas específicas no processo de aprendizagem. Segundo eles a aprendizagem acontece através de insight, que se constituem em uma compreensão súbita para solução de problemas. Mas para que isso ocorra, existe a necessidade de experiências anteriores vinculadas ao problema e só acontece em consequência de uma organização permanente da experiência, que permite a percepção global dos elementos significativos.

 

Bibliografia

RODRIGUES,AnaC.Morais; et-all.Psicopedagogia, modulo IV:pscologia de Aprendizagem.Maputo,2007,p23.BOCK, Ana, Maria, Psicologia e as psicologias,S/D.