Definição

A Biogeografia, como um ramo da ciência geográfica, tem como objectivo, estudar as interacções entre a sociedade humana e a natureza, a organização e os processos espaciais. Também pode ser definido como o estudo da repartição dos seres vivos na superfície da Terra e a análise de suas causas”.

Em sumo, a Biogeografia é a ciência que estuda a distribuição geográfica dos seres vivos no espaço através do tempo, procurando entender padrões de organização espacial e processos que resultaram em tais padrões. É uma ciência multidisciplinar que relaciona informações de diversas ciências como geografia, biologia, climatologia, geologia, ecologia e evolução. É descritiva na primeira etapa e interpretativa na etapa seguinte.

Métodos

Os métodos biogeográficos históricos e estatísticos podem ser utilizados como ferramentas para a escolha de áreas com o propósito da conservação.

Objecto da Biogeografia

O campo de estudo da Biogeografia, centra-se na biosfera, a qual se tem entendido como parte biologicamente habitada da litosfera, da atmosfera e da hidrosfera, que é a sede das interacções recíprocas e onde se manifesta o grande fenómeno da vida (objecto físico).

Objecto teórico: são os factores que determinam a distribuição dos seres vivos, ou seja, da biodiversidade.

Principais conceitos de Biogeografia e Biodiversidade

O habitat – é o lugar específico onde uma espécie pode ser encontrada, isto é, o seu “endereço” dentro do ecossistema.

População – Indivíduos da mesma espécie que vivem em determinada região formam uma população.

Comunidade – é o conjunto de populações de diversas espécies que habita uma mesma região num determinado período.

Ecossistema – é o conjunto dos relacionamentos que a fauna, flora, microorganismos (factores bióticos) e o ambiente, composto pelos elementos solo, água e atmosfera (factores abióticos) mantém entre si. Todos os elementos que compõem o ecossistema se relacionam com equilíbrio e harmonia e estão ligados entre si. A alteração de um único elemento causa modificações em todo o sistema podendo ocorrer a perda do equilíbrio existente.

Biosfera – significa esfera da vida. São as condições ambientais em que se processa a vida animal e vegetal na terra. É a camada do globo terrestre habitada pelos seres vivos. Contém o solo, o ar, a água, a luz, o calor e os alimentos, que fornecem condições necessárias no desenvolvimento da vida. A camada da biosfera é mantida por elementos encontrados na atmosfera, na litosfera e na hidrosfera. Essas camadas, formadas por elementos sólidos, líquidos, gasoso e biológicos, constituem as quatro camadas da terra. A biosfera faz parte dos ambientes da terra que se relacionam entre si, isto é, são interdependentes mas, a modificação de um deles provoca alteração nos demais e no conjunto. A vida na Terra é possível porque a luz do Sol chega até aqui. Graças a sua posição em relação ao Sol, o nosso planeta recebe uma quantidade de energia solar que permite a existência da água em estado líquido, e não apenas em estado sólido (gelo) ou gasoso (vapor).

A água é essencial aos organismos vivos. A presença de água possibilita a vida das plantas e de outros seres capazes de produzir alimento a partir da energia solar e permite também, indirectamente, a sobrevivência de todos os outros seres vivos que se alimentam de plantas ou animais. Pela fotossíntese que há a absorção de água e gás carbónico e liberação de oxigénio, a energia do Sol é transformada em um tipo de energia presente nos açúcares, que pode então ser aproveitada por seres que realizam esse processo e por outros seres a eles relacionados na busca por alimento.

Referencias

http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/10102/material/2%20aula%20de%20Biogeografia%20(INTRODUC%C3%83O%20AOS%20ESTUDOS%20BIOGEOGR%C3%81FICOS).pdf;

https://www.researchgate.net/publication/323259439_Conceitos_e_Historia_da_Biogeografia;

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1699938/course/section/534496/Biogeografia.pdf