Troposfera

A Troposfera é camada inferior da atmosfera, junto ao globo, é designado por troposfera. É nesta camada que ocorrem os fenómenos meteorológicos mais variáveis, que caracterizam o estado do tempo. É denominada por turbulência que se pode considerar a várias escalas, desde a troposfera é caracterizada por um decréscimo da temperatura em relação à altitude na faixa de 6,5°C/km. Esse comportamento da temperatura é uma consequência do balanço radiativo e do transporte convectivo de energia da superfície para a atmosfera. Vapor de água, nuvens e precipitação estão contidos na troposfera, também é importante porque oferece um espaço que permite o deslocamento dos aviões.

Estratosfera

Estratosfera, estende-se a partir da troposfera até cerca de 50km. Essa camada é particularmente importante devido à presença do gás ozono, que filtra a maior parte dos raios ultravioletas emitidos pelo Sol. Se não fosse o ozono, morreríamos pela acção dos raios ultravioleta.

Ionosfera

Ionosfera prolonga-se da mesosfera até cerca de 600km. Essa camada é importante porque contêm partículas electrizadas que têm a propriedade de reflectir as ondas de rádio, o que torna possível captar essas ondas provenientes de longas distâncias, como de outros países.

Mesosfera

Mesosfera, nesta camada o ozono é praticamente inexistente. A temperatura diminui com a altitude. Essa camada é importante porque os meteoros ocorrem nesta camada para medir as temperaturas.

 

Referencias

BRAGA, A. Poluição Atmosférica e seus Efeitos na Saúde Humana, Faculdade de Medicina, USP, 2003

PORTAL DO MEIO AMBIENTE. Disponível em: <http://www.pr.gov.nr/sema> .