A atmosfera tem uma importantíssima função. O sistema terra-atmosfera reencontra-se em equilíbrio pois a atmosfera atua como estufa, filtro e tento protector.

A atmosfera não homogéneo pois está dividida em varias camadas diferentes entre si pela sua composição química e pela temperatura. Assim que encontramos a troposfera, que é a primeira camada de atmosfera importante para seres vivos pois está em contacto directo com a superfície terrestre e é nela que ocorre os fenómenos meteorológicos.

Para a satisfação das necessidades, o homem desenvolvem certas actividades que acabam ser responsável pela a poluição atmosférica por exemplo: o tráfico automóvel e aéreo, de combustões domésticas e de processos industriais, são algumas actividades que aumenta a concentração de gases (dióxido de carbono).

A concentração do carbono em grandes quantidades na atmosfera provoca a destruição da camada de ozono consequentemente o aquecimento global da terra, problemas na saúde das populações e outros seres vivos. Contudo o homem deve procurar reduzir os efeitos nocivos da poluição atmosférica recorrendo ao uso de tecnologias ecologicamente responsáveis pela mudança de atitude das populações.

Emanação de fumos

O homem para satisfazer as suas necessidades recorrer as exploração da flora e fauna, elementos esses que são a biosfera. Na exploração da biosfera as vezes o homem recorrer a métodos errados: práticas de queimadas descontroladas e abate indiscriminados dos animais. Essas práticas tem como resultado a desertificação e extensão de algumas plantas e animais.

Para reduzir os efeitos negativos da degradação, é necessário que si faca a sua protecção através de:

Combater as queimadas descontroladas;

Criar reservas para caca e florestas;

Criar parques e reservas nacionais;

Combater o abate indiscriminado de árvores e animais;

Usar de forma sustentável os recursos florestais e faunísticos;

Elaborar leis que protegem a atmosfera e a biosfera.

Referencias

http://www.terrabrasilis.org.br/ecotecadigital/pdf/a-protecao-das-reservas-de-biosfera-no-direito-internacional-ambiental-aspectos-juridicos-relevantes-a-protecao-das-reservas-de-biosfera.pdf.