Conceitos básicos

Clima

Clima – refere-se a sucessão habitual de estados do tempo verificada numa dada região durante um longo período de tempo (30 ou 50 anos). A ciência que se ocupa da sua interpretação e descrição é a Climatologia. A Geografia privilegia a sua inter-relação com o meio natural e com a actividade humana. O Clima pode ser caracterizado por um conjunto de elementos: temperatura, precipitação, humidade, nebulosidade, etc.

Clima temperado

Este tipo de clima é definido por invernos suaves e húmidos e verões quentes a quentes e secos. Não é a faixa de temperatura que torna esse clima distinto. Há muitos lugares em todo o mundo que têm faixas de temperatura semelhantes ao que seria encontrado nos climas do Mediterrâneo. É o padrão de chuvas que torna o clima mediterrâneo distinto. Muitas vezes, lugares com verões quentes e invernos suaves recebem grandes quantidades de precipitação durante os meses de verão. Os verões nos climas mediterrâneos são distintamente secos.

Clima temperado Mediterrâneo

Temperados: Apresentam as quatro estações bem definidas. Há diferenças entre os locais próximos e os que estão longe do mar. E se dividem, basicamente, em:

Temperado Mediterrâneo: É o clima predominante no sul da Europa, golfo do México e sudeste da China, entre outras regiões. Os verões são quentes e secos – a temperatura chega a 30ºC – e os invernos, moderados e com um pouco de chuva. As mínimas de temperatura podem atingir 0ºC.

Entretanto, o clima mediterrâneo não ocorre somente nesta região, podendo ser encontradas características típicas do clima mediterrâneo em locais como o sul e litoral da Califórnia, o centro do Chile Austrália.

Uma característica marcante deste tipo de clima é a forte insolação provocada pela quase ausência de nuvens na época do verão, o que faz com que durante o verão os dias sejam bem quentes com temperaturas mais frias durante a noite (alta amplitude térmica diurna).

O clima temperado mediterrâneo também apresenta variações conforme se afasta da costa, apresentando dois subtipos de clima: um nas regiões costeiras onde a temperatura facilmente ultrapassa os 22°C e outro nas regiões mais centrais dos continentes onde a temperatura raramente chega a 22°C.

Subtipos de clima temperado

Existem dois tipos de clima temperado: marítimo e continental. O marítimo é influenciado pelos oceanos, que mantêm temperaturas constantes durante as estações do ano. Como os ventos predominantes nas zonas temperadas são do oeste, a borda continental ocidental apresenta um clima marítimo.

Seu nível de precipitação é alto devido ao ar húmido do corpo da água nas proximidades. A diferença entre a temperatura mais alta e a mais baixa é inferior a 25 ° C. Por outro lado, o clima temperado continental é caracterizado por verões mais quentes e invernos mais frios devido ao efeito de absorver e irradiar calor da terra.

Portanto, no clima continental temperado, a faixa de temperatura é maior. A diferença entre a temperatura mais alta e a mais baixa é maior ou igual a 25 ° C; Isso ocorre porque não há um grande corpo de água para moderar as altas temperaturas do verão e as baixas temperaturas no inverno.

Características do clima temperado

Chuvas e ventos variados

Existem variações na precipitação e ventos. Isto é devido à diferença de temperatura entre as zonas dos trópicos e as calotas polares. Por sua vez, a geografia de cada região em particular influencia as características locais de chuva e ventos.

Estações definidas

Nas zonas de clima temperado as quatro estações são apresentadas: primavera, verão, Outono e inverno. Essas estações têm seus pontos de partida nos solstícios e equinócios.

Durante o solstício em 21 de Dezembro, o verão começa no hemisfério sul e no inverno no hemisfério norte. No solstício de 21 de Junho, o verão começa no hemisfério norte e no inverno no hemisfério sul.

Com relação aos equinócios, estes ocorrem em 21 de Março e 23 de Setembro. Nestes períodos os raios solares caem perpendicularmente no equador. As estações de Outono e primavera começam, respectivamente, no hemisfério sul. No hemisfério norte, ocorre o oposto.

Diferença marcada entre o verão e o inverno

Em regiões de clima temperado, as diferenças entre o verão e o inverno são consideráveis. Isso obedece à inclinação com a qual os raios solares caem sobre a Terra.

Durante o verão, as regiões do clima mediterrâneo são fortemente influenciadas pelas correntes oceânicas frias, que mantêm o clima na região muito seco, estável e agradável. Semelhante a climas desérticos, em muitos climas do Mediterrâneo há um forte carácter diurno às temperaturas diárias nos meses quentes de verão devido ao forte aquecimento durante o dia da luz solar e resfriamento rápido à noite.

No inverno, as zonas climáticas do Mediterrâneo não são mais influenciadas pelas correntes oceânicas frias e, portanto, a água mais quente se estabelece perto da terra e faz com que nuvens se formem e a chuva se torne muito mais provável. Como resultado, as áreas com este clima recebem quase todas as suas precipitações durante as estações de inverno e primavera, e podem ir de 3 a 6 meses durante o verão sem qualquer precipitação significativa.

Nas latitudes mais baixas, a precipitação geralmente diminui tanto no inverno quanto no verão, porque elas estão mais próximas das latitudes dos cavalos, trazendo assim menores quantidades de chuva. Para as latitudes polares, a umidade total geralmente aumenta; o clima mediterrânico no sul da Europa tem mais chuva.

Presença de sub-climas

As zonas temperadas não apresentam características uniformes em toda a sua extensão. Dependendo de sua localização no globo, acima ou abaixo do equador, eles diferem.

Frequentemente estas diferenças são suficientes para que, para estas zonas, possam ser consideradas variações do clima temperado ou de sub-climas temperados. Por exemplo, os verões são mais frios nas proximidades dos pólos.

Chuvas ao longo do ano

Geralmente chove ao longo do ano. As chuvas são distribuídas todos os meses. Isso significa que chove pelo menos uma vez por mês. Conforme você se move para o sul, a frequência das chuvas durante o inverno é maior. A estação com as maiores chuvas no clima temperado continental ocorre no verão; a do marítimo ocorre no inverno.

Clima temperado Mediterrâneo

Localização

Temperado mediterrâneo

Esses climas ocorrem perto das margens do Mar Mediterrâneo, na Austrália Ocidental, na Califórnia e nas áreas mais ao sul da África do Sul.

Os países europeus com clima mediterrânico em parte do seu território são Portugal, Espanha, França, Itália, Jugoslávia, Bulgária e a zona europeia da Turquia. Entre os países do Mediterrâneo estão a Grécia e a Albânia, e as ilhas do Mar Mediterrâneo.

O clima mediterrâneo ocorre entre 30 ° e 42 ° norte ou latitude sul nos lados ocidentais das massas terrestres. Este clima tem longos verões quentes e invernos curtos e amenos.

No entanto, a precipitação sazonal é oposta à do tipo subtropical húmido, com um pico de precipitação no inverno ou na estação fria.

Vegetação

Vegetação mediterrânea ou floresta mediterrânea é um tipo de vegetação que se forma em regiões onde o clima predominante é o mediterrâneo, é constituída por plantas (tipo xerófilas) dispostas distantes uma das outras. Essa cobertura vegetal apresenta duas características, os maquis e garrigue. Em regiões influenciadas pelo clima mediterrâneo, os verões são secos e os invernos chuvosos.

Esse tipo de vegetação é típico do sul da Europa, onde há maior concentração, mas são encontradas, em áreas reduzidas, na Califórnia (Estados Unidos), Chile, África do Sul e Austrália.

As espécies arbóreas identificadas na vegetação mediterrânea são sobreiro, azinheiro, oliveira-brava, pinheiro, cedro e cipestre.

Actualmente, a floresta mediterrânea original quase não existe mais, isso é resultado da acção antrópica (pecuária, extracção de madeira, agricultura, entre outros).

A vegetação em questão é formada basicamente por maquis e garrigue.

Os maquis são compostos por arbustos densos e fechados, as principais espécies encontradas são medronheiro, loureiro, urze, giesta espinhosa, piteira e cactos.

Garrigue é uma formação vegetal constituída por arbustos de pequeno porte e relativamente esparsos. As principais espécies identificadas nessas áreas são buxo, carrasco, alecrim, rosmaninho, alfazema e o timo.

A vegetação mediterrânea abriga um número elevado de espécies de animais. As principais espécies de mamíferos são veados, coelhos, lebres, lobos, raposas, javalis e pequenos roedores. Dentre as aves, destacam-se corvos, tentilhões, águias, corujas e falcões. Os répteis principais são lagartos, cobras e víboras. Além de uma abundante quantidade de insetos.

Temperaturas médias mensais

As regiões com essa forma de clima mediterrâneo experimentam temperaturas médias mensais superiores a 22 °C durante seu mês mais quente e uma média no mês mais frio entre 18 e -3 °C ou, em algumas aplicações, entre 18 e 0 °C. Além disso, pelo menos quatro meses devem ter média de temperatura superior a 10 °C. Regiões com esta forma do clima mediterrânico tipicamente experimentam verões quentes, às vezes muito quentes e secos e invernos suaves e húmidos. Em vários casos, os verões podem se assemelhar aos verões vistos em climas áridos e semiáridos. No entanto, as temperaturas elevadas durante o verão geralmente não são tão altas quanto aquelas em climas áridos ou semiáridos devido à presença de um grande corpo de água. Todas as áreas com este subtipo têm invernos chuvosos. No entanto, algumas áreas com um subtipo mediterrânico quente podem, na verdade, sofrer invernos muito frios, com nevascas ocasionais

Temperaturas médias anuais

A temperatura média anual é de 22° C, mas a média do mês mais quente não passa dos 28 °C, e a do mês mais frio nunca desce de 5 °C. O outono e o inverno são os meses chuvosos, onde a precipitação (de origem frontal) fica entre 500mm e 1000mm. O verão é quente, seco e prolongado, já o inverno é curto, suavemente frio e úmido. Outra característica é que este clima ocorre em pequenas áreas geralmente próximas a desertos, e a vegetação é bastante variada, apresentando arbustos como as oliveiras, moitas altas(as maquis) e baixas(as garrigues).

Resumo do trabalho

Localização 30˚/40˚ de Latitude, Norte e Sul;

 

Áreas ocidentais dos continentes (Bacia do Mediterrâneo; Faixa litoral do Norte de África; Sul da Europa).

Regime térmico

 

e pluviométrico

Invernos suaves e Verões quentes e secos;

 

Precipitações elevadas no Inverno;

Amplitudes térmicas anuais moderadas.

Vegetação Floresta Mediterrânea (árvores baixas, de folha persistente como o pinheiro manso, o sobreiro a azinheira, a oliveira e o loureiro, denso estrato arbustivo e escassez de herbáceas);

 

Maquis (medronheiro, urze, piteira e loureiro);

Garrigue (arbustos dispersos como o buxo, alecrim, alfazema e rosmaninho).

Animais Lobo, lince, raposa, lebre, águia, falcão, perdiz, lontra.
Actividades económicas Agricultura e exploração florestal, criação de gado e pastorícia.
Produções agrícolas Trigo, centeio, aveia, girassol, figueira, oliveira, amendoeira, macieira, videira

 

Bibliografia

AYOADE, J. O. Introdução a s Climatologia para os trópicos. 3ª ed. São Paulo: Bertrand Brasil, 1991, 332 p.

FLANNERY, Tim. Os senhores do clima: como o homem está alterando as condições climáticas e o que isso significa para o futuro do planeta. Rio de Janeiro: Recorde, 2007.

Fonte : http:// www.prof 2000.pt/users/ elisabethn/ geo7/climas. Htn.

Fonte: http: // es.wikipedia.org./ wiki/ clima. Subopolar.

JAIME, Clodoaldo. dinâmica  climática e formações vegetais, 3ª ed. Oxford 1939, 215 p.

LAPISSONE, Alfredo. Climatogeografia: Manual do curso de Licenciatura em ensino de Geografia”. Beira, S/D.

NOBRE, P.; MELO, A. B. C. Variabilidade Climática Intrasazonal Sobre o Nordeste do Brasil em 1998-2000. Revista Climanálise, 2001.